[Ambassadors] Materia sobre o CESoL (Diário de bordo)

Lucas - Linux Sys. Admin (CEFETCE/UAB) lucas at cefetce.br
Tue Aug 26 03:07:22 UTC 2008

Galera, to preparando aqui um diário de bordo do evento agora a pouco
terminado, CESoL.. gostaria que fosse feita uma análize do mesmo,
grato, Lucas

  Dia 19 -

Após a abertura do evento com a palestra do Marcelo D'elia Branco, demos
inicio as nossas tarefas na tenda do projeto fedora brasil, que foi montada
junto das tendas de jogos livres. Pessoas pediram para que fossem instados
em seus pendrives o Fedora com Gnome, fizemos tudo via LiveUSB-Creator. Em
virtude do curto período de tempo até o encerramento do primeiro dia do
evento, nos limitamos a isto somente.

 Dia 20

Foi iniciado o curso do Guilherme (RazGriz) "O GIMP para mentes criativas",
com alguns contra-tempos, Guilherme começa suas atividades com
tranqüilidade, e consegue contornar uns problemas isolados que tivemos no
evento. Já na nossa barraca tivemos um movimento bem maior do que o do dia
19, em vista de que estavamos distribuindo mídias (DVD X86 32Bits e
LiveCD-Gnome), queimando ISO's de DVD X86 64Bits e instalando fedora em
pendrives (louvado seja o liveusb-creator :D), bem como o Rodrigo Padula,
estava com 2 XO's e 1 ClassMate para exposição e posteriormente iria
utilizar em uma palestra.

 Dia 21

As atividades começaram mais cedo um pouco, pois tivemos que alem de
continuar o install fest e o burn fest do projeto, ajuda a organização em
relação ao streamming de video que teve-se durante o evento. Rodrigo Padula
deu a sua palestra "Sugar/Fedora – Laptops Educacionais". Guilherme está bem
confiante sobre o potencial de sua turma e acredita em um bom aproveitamento
do curso. Eu, que tive problemas com rede sem-fio recebi da organização, um
Access Point para a nossa tenda, o que facilitou o install-fest em
notebooks, saldo total de notebooks e desktops instalados fedora: 12
Maquinas, inúmeras mídias e instalações em pendrives.

 Dia 22

Guilherme teve sua palestra submetida na grade, marcada para as 13:00 sobre
o "Mini criativo", Padula teve sua palestra "Fedora - Potencialidades de um
sistema GNU/Linux" ministrada, sem muitos contratempos tambem, estive
presente na palestra do Padula, inclusive fiquei na mesa, para ajudar com o
que fosse nescessário. Eu (Lucas), esqueci as mídias ja gravadas em casa,
por isso passei o dia todo instalando Fedora em maquinas e Pendrives, os
usuarios que traziam DVDs ou Cds, eu queimava as isos sem problemas.

 Dia 23

Por problemas de ordem maior, Rodrigo Padula nao se sentiu apto a ministra a
palestra, deixando-me no encargo de fazer-la uma vez que o Guilherme, o
outro embaixador, consequentemente mais experiente, estava ministrando
mini-cursos. Para aliviar a tensão da minha primeira palestra, despensei o
microfone, e solicitei que o publico se aproximasse mais do palco para que
todos podessem me escutar sem o microfone, a palestra foi um sucesso,
tivemos várias perguntas de como participar do projeto e como proceder
quando detectado algum bug, etc.. Na metade do dia, as mídias acabaram-se, e
tivemos que continuar somente queimando ISOs e instalando fedora em
pendrives. Guilherme termina o mini-curso e aplica uma prova nos alunos para
manter o nível de aprendizagem mais homogeneo.

 Gostaria de agradecer a organização do CESoL, por ter nos dado esta chance
de espalhar o projeto pelo ceará e de nos ter financiado algumas despesas.
Em especial ao nosso amigo Roberto Parente que foi muito atencioso com os
convidados, tornando assim a nossa estadia no evento um total sucesso, vamos
agora começar a organização para o próximo evento de SL, aonde será, como
iremos, onde durmiremos, onde comeremos, etc. Com exeção de apenas alguns
contra-tempos aqui ou ali, gostaria de salientar que o evento foi um
completo sucesso ! Vocês das UFC estão de parabéns!

Atenciosamente,
Lucas do Amaral Saboya

CEFET-CE - UAB-CE.
Linux System Administrator