[Fedora-users-br] Adaptador USB wireless LG

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Ter Dez 20 12:22:31 UTC 2005

Duany Dreyton Bezerra Sousa wrote:
> Olá amigos!

Hau!

> Possuo um adaptador wireless USB LG e não sei como
> pô-lo para funcionar no Fedora.

Esse eu desconheço :)

> Tenho um notebook e ele tem wireless da Broadcom, e
> também não sei o procedimento correto para eu fazer
> estes dois dispositivos funcionarem e se comunicarem.
> Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

O meu notebook também tem wireless da Broadcom, e resolvi instalando o
programa ndiswrapper, que utiliza os drivers do Windows mesmo para
funcionar no Linux.

Primeiro de tudo, veja se seu modelo é suportado através da seguinte URL
de lista:

http://ndiswrapper.sourceforge.net/mediawiki/index.php/List

A lista está organizada por ordem alfabetica de modelo de placa :) Para
instalar o ndiswrapper, basta pegar do repositório livna, que possui os
pacotes:

ndiswrapper
kernel-module-ndiswrapper-xxx (onde xxx é a versão do seu kernel)

Pegue o driver .inf certo do Windows (provavelmente vem com o CD de
drivers do seu notebook, no site do fabicante, ou qualquer coisa), e
execute o comando:

ndiswrapper -i driver.inf

Então o ndiswrapper vai instalar o driver pra você. Para ver se está
tudo certo:

ndiswrapper -l

No meu caso ficou assim:

# ndiswrapper -l
Installed ndis drivers:
bcmwl5  driver present, hardware present

Note que o "hardware present" indica que tudo está certo ;-)
Tente e qualquer coisa poste os resultados para a lista!

> SUPREMA INFORMÁTICA LTDA
>   Duany Dreyton Bezerra Sousa
>   Gerente Técnico

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds