[Fedora-users-br] Instalar kernel-source

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Qua Abr 12 12:47:16 UTC 2006

João Marin Jr. - Citel Software wrote:
> Olá pessoal, bom dia!

Hau!

> Bom, eu sou novo aqui e ainda "mirim" no Fedora... estou com o Fedora
> Core 5.

Bem vindo ao Fedora!

> O fato é que eu preciso instalar duas placas de rede GigaLan D-Link e o
> FC5 não as reconheceu.
> Legal, preciso instalar o driver. No CD dessas placas, veio os sources
> do driver eu preciso compilá-los, porém, o único requisito que tem a
> compilação é que o kernel-source esteja instalado. Eis o meu problema...
> como eu instalo isso???
> Não achei os pacotes de sources do FC5 em nenhum dos 5 CDs que tenho...
> o yum não consegue instalar a partir dos mirrors... até fiz a instalação
> denovo mais calmamente agora pra ver se tinha uma opção mágica pra
> [...]

Geralmente, para compilar drivers para kernel, você precisa apenas dos
cabeçalhos do kernel atual, e não todo ele. Por isso, existe um pacote
que serve justamente para isso: o kernel-devel. Com ele por exemplo eu
aqui compilei o módulo do ndiswrapper, ou da minha webcam, e por aí vai.

O pacote kernel-devel pode ser obtido através do yum normalmente, e não
ocupa tão espaço quanto todo o código-fonte do kernel.

Mas se mesmo assim você quiser fazer todos os procedimentos do kernel,
dê uma olhada nas importantes notas de versão do Fedora Core 5,
exatamente na seção sobre o kernel:

    http://fedora.redhat.com/docs/release-notes/fc5/pt_BR/#sn-Kernel

Qualquer coisa nos diga ;)

> Atenciosamente,
> João Marin Jr.

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds