[Fedora-users-br] RAID

André Felício andre em felicio.com.br
Ter Ago 8 23:26:29 UTC 2006

Rau!

Em Sábado 05 Agosto 2006 11:17, Roberto Porto escreveu:
> Bom dia amigos,
>
> Até o kernel 2.6.16 o raid instalado via bios era reconhecido pelo FC5;
> com o kernel 2.6.17 o raid não é mais reconhecido.

Tambem tive os mesmos problemas...
Tenho uma placa Intel D875 e tive o mesmo depois de instalar o kernel 2.6.17

> Como lido com arquivos muito grandes ( às vezes dezenas de Gb), a
> velocidade de leitura/gravação nos hds é fundamental, daí minha
> necessidade de usar o raid via bios, que é muito mais rápido quando
> comparado ao raid via software.

Este RAID via BIOS é um RAID por software
Sobre performance a um certo tempo encontrei alguns testes que mostraram que o
RAID feito pelo linux é mais rápido que este feito pela BIOS.

> Gostaria de saber:
>
> 1-Isto é uma tendência ( ou seja vai perdurar com os noveos kernels )?

O problema não é nem com o kernel e sim com o mkinitd
/boot/initrd-2.6.17-XXX

> 2-Já pesquisei na internet mais ainda não encontrei uma solução. Alguém
> conhece?

Eu com uma simples pesquisa no "Santo Google" encontrei fácil, procure as
seguintes palavras: raid bios fc5 kernel 2.6.17

Um bom local para procurar tambem é em http://bugzilla.redhat.com anote e
guarde muito bem este endereço. Procure pelo bug 196626

> 3-Será que vou ter que ficar estacionado no kernel 2.6.16?

No

> Obrigado antecipadamewnte,
>
> Roberto Porto
> Eng. civil