[Fedora-users-br] dúvidas de iniciante

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Ter Ago 15 00:11:35 UTC 2006

On Monday 14 August 2006 20:23, Tiago Floriano wrote:
> Olá,

Hau!

> 1) A pasta onde ele inclui os arquivos é a conf.d que tu citou =)
>
> 2) Quando tendo rodar um php, ele mostra o código fonte.

Se o arquivo php.conf do conf.d estiver rodando, então isso não era pra
acontecer... Então antes de tentar acessar um script php no servidor Web,
tente digitar o seguinte comando no terminal:

tail -f /var/log/httpd/error_log

Essecomando irá ficar mostrando o log de erros do Servidor Apache. Verifique
se está acontecendo algo de errado.

Também, veja se esta linha existe no arquivo /etc/httpd/conf/httpd.conf:

#
# Load config files from the config directory "/etc/httpd/conf.d".
#
Include conf.d/*.conf

É esta linha que carrega todos os arquivos de configuração dentro do
diretório /etc/httpd/conf.d.

> 3) O # service mysqld start tá funcionando, o que não funfa é o #
> service httpd start, dá o seguinte erro:
>
> [warn] module php5_module is already loaded, skipping
> (98) Address already in use: make_sock: could not bind to address
> 127.0.0.1:80
> no listening sockets available, shutting down
> Unable to open logs

O que é muito estranho! Primeiro que o o modulo php5_module ja esta sendo
carregado (de novo), então é possível que você tenha uma configuração
duplicada (assumo que você adicionou parâmetros adicionais (LoadModule)
no /etc/httpd/conf/httpd.conf como indicado pela lista.

Segundo, que ele não consegue rodar o servidor Apache, dizendo que a porta 80
já está em uso. Isso significa que algo já está rodando e não é o Apache...
Veja o que está rodando através do comando:

# fuser -vu -n tcp 80

                     USER        PID ACCESS COMMAND
80/tcp:              root       1729 F.... (root)httpd
                     apache     1740 F.... (apache)httpd
                     apache     1742 F.... (apache)httpd
                     apache     1744 F.... (apache)httpd
                     apache     1745 F.... (apache)httpd
                     apache     1746 F.... (apache)httpd
                     apache     1747 F.... (apache)httpd
                     apache     1748 F.... (apache)httpd
                     apache     1749 F.... (apache)httpd
                     apache     4487 F.... (apache)httpd

Aqui no caso, está rodando vários processos do Apache (httpd) numa boa, então
o Apache está sendo executado. Pode ser que algo esteja ocupando a porta 80
no lugar do Apache, então veja isso também ;-)

> Abraços!
> Tiago Floriano =)

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds