[Fedora-users-br] Solicito dicas sicronizar email

Otto Fuchshuber Filho o2to2f em gmail.com
Qui Fev 9 01:03:48 UTC 2006

A configuração do fetchmail é banal, uma olhada no man esclarece bem.

Antes da banda larga, nos velhos tempos da linha discada, eu tinha um script que
  conectava a máquina na internet após a 1/2 noite e baixava os e-mails das
minhas contas nos provedores.

Na crontab eu tinha:
/usr/bin/fetchmail -t 30 -a -s -f /root/.fetchmailrc

E o arquivo /root/.fetchmailrc tinha:
poll pop3.provedor1.com.br
protocol POP3
user otto is otto
password XXXXXXXX
poll pop3.provedor2.com.br
protocol POP3
user o2to is otto
password XXXXXX

As linhas "user" é que indicam pro fetchmail para qual conta da máquina baixar
os e-mails. Eu tinha o sendmail rodando mas se não me engano nem precisa dele
para baixar os emails pois ele deve mandá-los pro /var/mail/[usuario].  Você vai
precisar de um MTA (qmail como você pretende) é para baixar os e-mails desta
máquina para as dos usuários.

Enfim, já tem tempo que usei o fetchmail de modo que não me recordo de todos os
detalhes, mas acho que deu prá perceber que o negócio é simples.  Como disse, se
você der uma olhada no man e/ou com algumas pesquisas na internet você vai se
virar tranquilo.

Sds,
Otto Fuchshuber Filho
o2to2f em gmail.com

Gabriel Silva Campos wrote:
> Entendi e ja comecei a procurar algum tutorial do fetchmail. Estou
> pensando em utilizar ele com o qmail. Pelo o que eu li, o qmail é
> bastante leve.
>
> Sabe me indicar um tutorial fetchmail+qmail?
> Agradeço e aguardo.
> Gabriel

>>> Aguardo.