[Fedora-users-br] IP + MAC

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Seg Fev 13 20:02:00 UTC 2006

Pedro Neto wrote:
> Ola a tds,

Olá

> Alguem sabe como eu faço para que, quando algum cliente trocar o ip ou a
> mascara das estaçao ela para de navegar?
> Eu ja uso o maclist, mas minha preocupacao maior é quando um cliente
> trocar a mascara de sua maquina ele comece a enxergar a rede toda.

Para restringir, basta apenas que na regra do iptables o MAC esteja
associado a um IP, e so passa trafego por ele. Exemplo:

iptables -A FORWARD -s 192.168.0.1 \
          -m mac ! --mac-source 00:60:08:91:CC:B7 \
          -j DROP

Isso diz que se caso o IP 192.168.0.1 nao esteja navegando com o
endereco MAC 00:60:08:91:CC:B7, ele dá um DROP e nao deixa nenhum pacote
passar, fazendo com que o IP não navegue.

O que pode ocorrer é o usuario mais avançado spoofar o endereço MAC da
placa de rede e pegar outros IPs. Se esse usuário tiver em maos o
controle dos MACs e souber outros MACs associados a outros IPs, ele
consegue tomar o lugar de outro IP/MAC.

Para contornar isso, eu penso que a solucao de criar uma especie de VLAN
diferente para cada IP, cada um com uma sub-net diferente, seja a
solução. Porque senão o cara mais esperto pode colocar a placa de rede
em modo promíscuo (nasty!), fazer um scan de arp pra pegar os MAC e
placas de rede, e sair se divertindo por ai.

Com a VLAN, o IP/MAC fica isolado. Geralmente os provedores wireless nao
fazem isso porque: 1) não sabem fazer; 2) não se importam; 3) não querem
gastar dinheiro para um mínimo de segurança :)

Apropósito, aqui vai uma URL com dicas sobre o assunto:
http://www.zago.eti.br/firewall/iptables-mac.txt

> Grato

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds