[Fedora-users-br] Canais de audio

Made Anna a9fm em yahoo.com
Ter Fev 21 10:16:49 UTC 2006

Oi, Sergio,
 Espero que o Smow tenha tido mais sucesso. Eu tentei habilitar o esd, nem tinha ideia de como fazer isso e busquei algo no google. Achei o comando numa lista, onde se especificavam as opcoes. Tentei simplesmente [esd] e o micro travou, travou tudo, precisei reiniciar (e nao reiniciou enquanto eu nao desliguei na marra). [esd /dev/dsp] travou o console. entao tentei ver se conseguia algo fazendo de conta que ele estava habilitado e escolhi uma funcao que determinava que o dispositivo de som nao seria liberado se ficasse ocioso:
 [root em localhost ~]# esd -as -1
 esd: Esound sound daemon already running or stale UNIX socket
 /tmp/.esd/socket
 This socket already exists indicating esd is already running.
 Exiting...
 Feliz da vida, fui tentar rodar o rithmbox: continua sem funcionar, e agora diz que "Could not access ALSA device "default", check its permissions".  Entrei no centro de controle e  fui tentar habilitar o alsa, tirando a opcao auto-detectar: "Sound server informational message:
 Error while initializing the sound driver:
 device: default can't be opened for playback (Permission denied)
 The sound server will continue, using the null output device."
Parece que meu problema eh outro.
 Thanks anyway.
 Abcs,
 Acris

Sérgio Cioban Filho <sergio em tecjump.com.br> wrote: Tente habilitar o esd, eu tive este mesmo problema, nâo ta 100% mas já
deu uma melhorada.

Se eu tava com o XMMS aberto, e abria o aMSN o som do mesmo não saia,
ai quando o XMMS trocava de musica saia todos os sons do aMSN e o XMMS
dizia que o dispositivo tava ocupado.

Eu habilitei o ESD e estou utilizando ALSA, no aMSN eu mudei o comando
de som de play para esdplay.
Muitos outros programas funcionaram, só falta o audacity e o skype pra
ficar tudo 10.

Tenta habilitar pra ver o que dá.

Att,
--