[Fedora-users-br] Servidor de Imagens HD

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Ter Jan 24 12:04:23 UTC 2006

Clovis Tristao wrote:
> Ola Pessoal,

Hau!

> Estou precisando criar um Servidor de Imagens de HD, tenho 100 maquinas
> para instalar, fiz uma imagem de uma e estou precisando replicar para as
> outras 99. A imagem está com 20 Gb.
> Alguém teria uma idéia/dica de como fazer?
> Agradeço pela ajuda,

Como você fez as imagens? Eu recomendo você utilizar o partimage para
fazer as imagens e replicar nas outras máquinas. O partimage suporta
conexões via rede, e cria as imagens de disco ao estilo "Ghost", ou
seja, se uma partiçào de 20gb só tem 5gb ocupados, a imagem não vai
ficar com os 20gb completos, e sim apenas os 5gbs e pouco.

Para essa tarefa, eu gosto de utilizar o SystemRescueCD:

===
SystemRescueCd is a Linux system available from a bootable CDROM that
provides an easy way to perform administrative tasks on your computer,
such as creating and editing the partitions of the hard disk or backing
up data.

It contains a lot of system utilities (such as parted, partimage, and
fstools), and basic programs (such as editors, midnight commander, and
network tools).

It also includes QtParted, a Partition Magic clone that makes editing
partitons easy with its Qt graphical user interface. This CDROM aims to
be very easy to use and accessible to everybody.
===
http://linux.softpedia.com/get/System/Recovery/System-Rescue-CD-188.shtml

Outro review legal:
http://software.newsforge.com/article.pl?sid=05/06/22/1941242&tid=152&tid=91

Eu costumo fazer da seguinte maneira:

- Faço todo o trabalho de instalação em uma máquina (como você já
   deve ter feito). Isso inclui suas configurações, updates, entre
   outros.

- Dou boot com o CD pelo SystemRescueCD, se necessário faço as tabelas
   de partições com o 'sfdisk' para replicar as partições nas outras
   máquinas também (se elas forem iguais em termos de HD)

- Crio um arquivo do gerenciador de boot na mbr com o comando
   dd if=/dev/hda of=hda.mbr bs=512 count=1

- Rodo o partimage e crio as imagens da primeira máquina, e as
   disponibilizo pelo servidor de rede do próprio partimage.

- Vou para uma segunda máquina, dou boot pelo SystemRescueCD,
   faço as partições (ou transfiro o arquivo gerado pelo sfdisk por
   ssh/scp), e rodo o partimage

- Mando ele buscar uma imagem do servidor com o IP da primeira
   máquina, e colocar a imagem para ser escrita na partição.

- Restauro a MBR no HD da segunda máquina com o comando
   dd if=hda.mbr of=/dev/hda bs=512 count=1

- Reinicio a máquina e testo, geralmente dá certo, e passo para
   a próxima máquina :)

E esse método é bem rápido mesmo, instalo as máquinas rapidinho desta
forma. Qualquer dúvida nos fale.

> Clóvis

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds