[Fedora-users-br] Caracteres...

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Qui Jan 26 20:22:02 UTC 2006

Renato Diogo wrote:
> Olá pessoal

Hau

> é o seguinte, eu instalei alguns servidores RHEL 4 AS
> em portugues e o problema é que muitos dos servicos
> meus estão com os caracteres diferentes (nos casos dos
> caracteres especiais)... preciso modificar isto e sei
> que é no locale, o unico problema é, qual é o caracter
> mais usado que nao da problemas...

Só pra adicionar, o arquivo de configuração dos locales no RedHat/Fedora
é /etc/sysconfig/i18n.

> nesse caso meu maior problema é que tenho o apache
> instalado com varios sites e estes aparecem com
> problemas:

Por padrão, o RHEL/Fedora utiliza codificação UTF-8. Isso significa que
seus serviços também rodam em UTF-8. Para modificar isso no Apache, você
precisa utilizar a opção do mesmo no httpd.conf:

AddDefaultCharset ISO-8859-1

(Isso também pode ser posto no .htaccess, como descrito no tutorial:
http://www.devin.com.br/eitch/htaccess). Com essa opção, o Apache irá
servir as páginas em ISO-8859-1 ao invés do padrão UTF-8.

A mesma coisa serve para os outros serviços.

Eu particularmente acho melhor você configurar os serviços necessários
para ISO-8859-1 e deixar o resto do sistema com o padrão UTF-8 :-) Mas
se for necessário mudar mesmo, é só você modificar no arquivo que
indiquei em cima deste e-mail, mudando de UTF-8 para ISO-8859-1, como
por exemplo:

LANG="pt_BR.iso88591"

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds