[Fedora-users-br] Canais de audio

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Sex Mar 3 17:56:44 UTC 2006

Made Anna wrote:
> Hugo,

Oi acris :)

> Acho que fiquei tao emocionada com essa sua resposta que levei seculos
> pra responder. Eu ja disse no IRC, torno a dizer aqui: voce foi barbaro
> pela forma respeitosa com que respondeu. Estou acostumada, como novata,
> a receber respostas rapidas demais, que as vezes ate funcionam mesmo,
> mas eh digno de nota que quando li tua resposta senti que vale mesmo a
> pena buscar essas respostas. Acho que continuo emocionada rs, continuo
> sem palavras :)

Esse é o espírito, buscar sempre as respostas, e nunca se acomodar demais :P

> Sobre o som, optei por deixar o som funcionando em tudo menos no skype
> porque, mesmo que eu nao possa explicar, quando preciso usar o som no
> skype o resto automaticamente para de funcionar, mas o contrario nao eh
> verdadeiro. Se estiver seeeca pra ouvir musica (rs) depois de usar o
> skype, eu reinicio o fedora.

Reiniciar? Precisa disso realmente? :(
Mesmo depois que voce fecha o Skype, nada funciona? Pois depois que voce
fecha o Skype era para o resto funcionar... Pelo menos por aqui é assim.
Depois de fechar o Skype, veja se os processos dele continuar rodando
com o comando 'ps ax'[1], e também veja se alguém ou algum processo[1]
esteja usando o dispositivo de som com o comando 'fuser /dev/dsp'[2].

[1] Para mais informações sobre processos, veja em:
http://www.devin.com.br/eitch/tlm4/s1-comandos.html#s2-comandos-processos

[2] Outra maneira legal de ver o que está sendo usado por qual processo,
é utilizando o comando 'lsof' (LiSt Open Files). Combine com grep e voce
terá algo poderoso, tipo 'lsof | grep /dev/dsp'.

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds