[Fedora-users-br] upgrade do FC3 p/FC5

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Ter Maio 9 18:17:19 UTC 2006

On Monday 08 May 2006 12:04, Otto Fuchshuber Filho wrote:
> Valeu, Hugo.
> Imaginava mesmo que fosse doer.
> Acatei sua sugestão de utilizar o Fedora Legacy, realmente eles fazem
> um bom trabalho mas insuficiente para deixar efetivamente a máquina
> up-to-date (bem, não é o propósito deles).  Assim minha máquina vai
> ficando com aplicativos sem novas funcionalidades como por exemplo o
> Ekiga, ex-gnomemeeting, cuja versão atual já oferece suporte a SIP,
> mas não tem pacote para o FC3.

É que as atualizações de uma versão de distribuição realmente só se restringem
às aplicações em versão "minor"... E isso acontece com qualquer distribuição.
O Debian por exemplo, em sua versão Sarge, só tem aplicações velhas (e
estáveis), não tendo as com versões mais novas, e nesse caso, pra quem quer
as coisas mais novas basta instalar o unstable/etch. É a mesma coisa com o
Fedora.

Agora imagine que em uma distribuição de dez anos atrás, ainda ficasse
atualizando os pacotes pras versões mais novas? Não é melhor fazer um update
pra versão de distribuição mais nova? :-)

> É nestas horas que eu penso se não seria melhor migrar para o Gentoo.
> É lento para instalar mas não desatualiza nunca.

Pessoal aqui tá pensando em migrar demais :P

Eu acho que uma solução legal pro Fedora (e essa solução eu penso faz um
tempo) consiste em criar um repositório de backports para as versões do
Fedora. Ou seja, ter atualizações "major" de versões mais recentes do Fedora
feitos especialmente para as versões mais antigas. Será que um dia vou
colocar essa idéia pra funcionar? :)

E na verdade se você não quiser ficar desatualizado nunca, basta sempre usar o
Rawhide (devel branch) do Fedora :P (Brincadeira, é bem instável!)

> Bem, voltando à questão de atualizar para o FC4/5, como você já fez
> várias, poderia me fornecer um passo-a-passo para executar pelo yum?
> Sou egresso do Conectiva de modo que sei usar bem o apt-get, mas nunca
> lidei com o yum.

Esse link te dá umas boas dicas sobre isso:

http://fedoraproject.org/wiki/YumUpgradeFaq

E este fala do FC3->FC4, mas serve se você adaptar ;)

http://fedoranews.org/mediawiki/index.php/Upgrading_Fedora_Core_3_to_Fedora_Core_4

> Eu poderia ler man pages, pesquisar na internet, mas se você me passar
> ao menos um link com as dicas eu ganho tempo.

Depois nos conte como foi :D

Abraço!

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds