[Fedora-users-br] Yum [was: Instalacao do Octave]

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Ter Maio 30 07:50:05 UTC 2006

On Sunday 28 May 2006 18:49, Alberto Vieira Ferreira Monteiro wrote:

> Eu estou no chat que o Diego falou, e com ajuda dele consegui fazer
> o yum funcionar, baixando uma nova versão do yum.

Ótimo! Bem vindo ao bom #fedora-br.

Cheguei tarde nessa thread, mas vou dar umas últimas palavrinhas que podem
ajudar em coisas relacionadas ao que se falou:

- Geralmente um pacote do FC5 não é compatível com o FC4, e vice-versa. Na
hora que for instalar um RPM sem utilizar o yum (ou seja, efetuando download
e instalando via comando rpm), tente sempre usar uma versão específica para a
versão da sua distribuição.

- Criar um repositório yum local as vezes é bem legal. Eu citei sobre fazer
isso em um e-mail anterior com mais detalhes. Basta apenas copiar o conteúdo
dos CDs (ou do DVD) para um diretório, e ir no fedora-core.repo
do /etc/yum.repos.d e mudar o "baseurl" para "file:/diretorio",
onde /diretorio é onde voce copiou os arquivos dos CDs/DVD. Assim, quando
você for instalar um pacote externo, pode utilizar:

yum localinstall <pacote.rpm>

Ao invés do RPM, que aí ele vai buscar as dependências no seu repositório
local :)

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds