RES: [Fedora-users-br] Linux X Microsiga

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Ter Maio 30 07:56:56 UTC 2006

On Saturday 27 May 2006 16:32, André Felício wrote:
> Rau!

Hau!

> Tenho a ERP da Microsiga rodando na empresa, mas já estamos planejando
> mudar, pois vive dando problemas.
>
> A conf é a seguinte:
> Servidor da aplicação microsiga é um RH9 (P IV com 1 GB RAM)
>
> E a do banco (PostgreSQL) é um FC4 (Dual Xeon com 4 GB RAM)*
>
> * O microsiga queria 2 maquinas que nem este Xeon dai de cima, LOUCURA para
> um aplicação que tem no máximo 5 clients acessando ao mesmo tempo.

Empresas corporativas são sempre megalo-maníacas :P

> Resumindo, tudo que se prega como correto e melhor de ser feito em uma
> universidade, o sistema da Microsiga faz ao contrário.
> Querem um exemplo?
> - As tabelas não estão relacionadas, esta tudo solto, sem restrição sem
> nada; - Nâo existe índices;
> - Formas normais!?!?? acho que eles não sabem oq é isso...

Reclame na matriz, como um cliente, pode ser que eles te esclareçam algo.

> Bem, para quem acha normal tirar um relatorio do estoque e ter que esperar
> 2 a 3 hr para obter um resultado, meus pêsames.

Eu concordo que não é uma coisa legal, mas vai ver que é porque o sistema é
muito "complexo" e cheio de recursos, que ele é feito para um simples
reatorio, ou um gigante complexo :) Isso tem um nome legal: bloatware sem
otimização! :P

Existem alguns ERPs de código aberto, mas poucos tem um uso apropriado para o
mercado brasileiro. Mas isso vai mudando...

> Melhor use o Windows 2003 Server com MS SQL Server, já que a microsiga diz
> que da suporte a linux, mas aqui em minha cidade isso não existe.

Não! Melhor seria você utilizar Linux mesmo e sair reclamando com a matriz
dizendo que o suporte a Linux da sua cidade "não existe". Isso vai forçar a
filial a aprender, e disseminar a cultura.

Trabalhei um tempo numa filial da Microsiga e depois de alguns testes, rodando
sob Linux, os servidores ficaram realmente melhores, principalmente quando
era Linux + Oracle.

> PS.: Estou falando das minhas experiências com o microsiga aqui em Salvador
> - BA

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds