Re: [Fedora-users-br] memória cheia

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Seg Abr 2 01:26:15 UTC 2007

On 4/1/07, PaTricK <patrick_rsl em yahoo.com.br> wrote:
> Olá,
>     Eu uso poucos serviços, somente o iptables e o named, e a interface
> gráfica, mas minha memória sempre está cheia, e percebi que isso não é
> somente na minha máquina, vi em outros fedoras.
> Alguém aí sabe o que poderia ser?
>
> [root em localhost ~]# free
>                  total           used         free        shared
> buffers     cached
> Mem:    1000472     903664      96808          0         58364     514104
> -/+ buffers/cache:     331196     669276
> Swap:       491512        200     491312

    Patrick, vamos por partes. Primeiro, você está lendo estes números
de forma equivocada.

    O que vc tem usado por progamas é 331196kb, 514104kb em cache e
96808kb livres. Lembrando que a mémoria em cache é volatil e cresce
para ocupar a memória não usada a medida que o hs é acessado.
Basicamente vc tem 669276kb (free + cached) livres para serem usados.
Veja os totais:

> -/+ buffers/cache:     331196     669276

    Portanto o processo que está ocupando memória é o Kernel. Ele está
fazendo cache de disco. Essa memória estará imediatamente disponível
para qualquer programa que quiser usá-la.

    Minha dica fica em usar o -m como paramêtro para exibir os números em mb.

> PaTricK

    Abçs,

Zandre.