[Fedora-users-br] Monitor na vertical

Roberto Bechtlufft robertobech em gmail.com
Seg Ago 27 14:53:53 UTC 2007

Ainda sobre meumonitor na vertical: a opção que funcionou no driver da
nvidia nõ funcionou no monitor do meu escritório - que ao contrário do
que eu disse tem placa de vídeo VIA S3.

Na página do xorg achei a solução:
http://xorg.freedesktop.org/releases/X11R7.0/doc/html/via.4.html

Option "Rotate" "string": Rotate the display either clockwise ("CW")
or counter clockwise ("CCW"). Rotation is only supported
unaccelerated.

Ou seja, é só colocar isso na seção Device do xorg.conf:

Option "Rotate" "CCW"

Mas agora tenho outros problema: como o monitor está na vertical,
preciso mudar a resolução de 1280x1024 para 1024x1280. Parece que tudo
funcionou automaticamente e o monitor já está na resolução certa.
Porém contudo entretanto, se eu abro o aplicativo do Fedora para mudar
a resolução o monitor entra em 1280x1024 e a tela fica errada. Como
faço para aparecer no aplicativo a resolução 1024x1280?