[Fedora-users-br] alteração somente no inicio

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Sex Ago 31 14:21:36 UTC 2007

Gustavo Picoloto escreveu:

> Se for substituir somente o primeiro "01" que encontrar num arquivo e
> parar, faça:
>
> $ sed 's/01/03/' arquivo > arquivo_novo

Dúvida boba: se a linha do arquivo for "bla bla bla 0123456",
esse comando vai trocar a linha para "bla bla bla 0323456", certo?

Eu não sei usar o sed (sei que é poderoso, mas quando eu
quero coisas muito poderosas parto logo para artilharia pesada,
tipo perl, C, etc), mas ele reconhece começo da linha?

$ sed '/$01/$03/' arquivo > arquivo_novo

funcionaria?

Alberto Monteiro