[Fedora-users-br] FC6 = abandonware

Eduardo Habkost ehabkost em raisama.net
Sex Ago 31 14:24:46 UTC 2007

On Fri, Aug 31, 2007 at 12:02:41PM -0200, Alberto Monteiro wrote:

> Eu tentei atualizar pelo yum há umas 4 semanas, mas não deu certo,
> e eu continuei usando o FC4 normalmente. Aliás, eu só resolvi
> trocar FC4 -> FC6 porque caí no canto da sereia que dava para
> acessar uma droga de celular com Linux :-/

Mesmo usando o CD, não sei se atualização FC4->FC6 direto, sem passar
pelo FC5 deveria funcionar.

Agora, imagina uma atualização FC4->FC6 direto, depois de ter feito
uma meia-atualização usando o yum que deixou o sistema com cara de
mutante. Seria milagre se tivesse funcionado direito.  :)

======
Nota adicionada depois de ter escrito as instruções ali embaixo:

Ainda assim, depois de todo esse trabalho, o 'yum upgrade' pode não
deixar tudo configurado e funcionando direitinho. Será que não fica
mais fácil você fazer um backup do seu /home (e do /etc para caso
queira olhar como estavam as configurações antigas), e instalar o
FC6 do zero? Acho que nem eu, que trabalho com empacotamento de RPM
todo dia, teria paciência para ficar resolvendo os problemas do sistema
meio-atualizado, se levasse mais de 2 horas de trabalho.
=======

> Quando funciona, né? No FC4, já não funcionava mais.

No FC4 já não funcionava? Isso é um problema.

> Eu já tentei algo parecido: desabilitei todos repositórios não-oficiais,
> fiz yum update, e tive o dissabor de receber mensagem de erro no final
> do yum update - por causa de pacotes que não existem.

Manda as mensagens de erro do 'yum upgrade', quem sabe a gente tem
sugestões.

Só para garantir, qual a saída de:
- rpm -q fedora-release
- rpm -V fedora-release

O seu yum está todo apontando para repositórios do FC6, certo?

> Eu ainda não comecei a fazer yum remove *.*; mas isso resolveria
> o problema, ou deixaria o sistema ainda mais capenga?

Aí seria loucura.   :)

O básico seria:
- 'yum update nome-do-pacote' ou 'yum install nome-do-pacote' de pacotes
  que o yum não tá conseguindo atualizar sozinho
- 'yum remove nome-do-pacote' de pacotes que você não queira instalar
  e estejam causando problemas na hora do upgrade.

  **** Nessa parte tome cuidado para não remover pacotes essenciais, como
  mencionei antes *****.

  Se você estiver sem os repositórios não-oficiais, você pode precisar
  remover quase todos os pacotes dos repositórios não oficiais, para
  o upgrade funcionar. Você escolhe se quer tentar fazer o upgrade
  incluindo os pacotes não oficiais (sem remover os repositórios não
  oficiais), ou remover os pacotes não oficiais para instalar de novo
  no final do upgrade.

--
Eduardo