[Fedora-users-br] FC6 = abandonware

Gustavo Picoloto picoloto em gmail.com
Sex Ago 31 14:54:41 UTC 2007

Em 31/08/07, Alberto Monteiro<albmont em centroin.com.br> escreveu:

> Acho que não. A menos que haja algum que seja de repositório
> não oficial, com versão mais recente que o equivalente de
> repositório oficial.
>
> Pode ser essa a razão do crash?

Pode ser ... determinado programa precisa de uma versão x mas só
existe nos repositórios a y, então ele não pode atualizar. Não chega a
ser um crash, é um ponto onde o yum para por não saber continuar.

> Ok, então (repetindo a pergunta), como eu detecto o que
> é pacote não oficial?

De um jeito simples? Sinceramente não sei :)

Mas pode-se fazer isso para um pacote:
rpm  -q --queryformat='%{NAME}-%{VERSION}-%{RELEASE} %{BUILDHOST}\n' pacote

Ou colocar num laço (demora uns minutos para rodar este comando) para
saber todos os que estão instalados:

for i in `rpm -qa`; do
  rpm  -q --queryformat='%{NAME}-%{VERSION}-%{RELEASE} %{PACKAGER}
%{BUILDHOST}\n' $i
done

Os pacotes que não tiver "redhat" e não tiver "fedora" (alias, acho
que todos os fedora também tem redhat, mas não tenho certeza) não
foram compilados pelo pessoal do Fedora, ou seja, é repositório de
terceiro e que deve aparecer no BUILDHOST.

Para testar aqui, fiz o laço redirecionando para um arquivo e usei um
grep (grep -i -v redhat saida.txt) para saber tudo o que veio de
terceiros.

Exemplos de pacotes de terceiros que apareceu:
mplayer-fonts-1.1-3.fc python2.freshrpms.net
flash-plugin-9.0.48.0-release mtilburg-rh4.macromedia.com
skype-1.4.0.99-fc5 linux-build.skype.net

> Acho que você mesmo já perguntou isso :-))))))))))))))

Então se você acha que está ficando louco, eu acho que sua loucura
pode ser contagiosa :)

> A única vez que eu tentei usar yum remove mkinitrd, ele listou
> o que iria apagar. Na lista, estava o kernel. Então eu digitei N.
>
> Se eu tivesse digitado y, seria Format & Reinstall?
>
> Alberto Monteiro

Poderia recuperar com um cd de recuperação, mas vai dar trabalho :)

[]'s

Gustavo Picoloto
--
------