Re: [Fedora-users-br] Pq instala Java sem pedir, entre outras na instalação.

Gustavo Picoloto picoloto em gmail.com
Sex Fev 2 11:15:32 UTC 2007

Olá,

2007/2/2, Zandre Bran <zandrebran em gmail.com>:
> Olá Grupo.
>
> Instalei aqui meu FC6 e personlizei a seleção de pacotes em Base
> System, demarcando Java,
>
> Para minha surpresa ao abrir o terminal e digitar java -version, lá
> estava instalado o java 4.
>
> Mais estranho ainda foi q ao desinstalar (yum remove java) esta jre,
> foi embora o OpenOffice.org. O que o Ooo depende do java?

O OpenOffice depende do xerxes (um interpretador xml escrito em java)
e do xalan (transforma xml em arquivos html, texto, etc, também
escrito em java).
Se você instalar o OpenOffice, ele irá instalar esses pacotes que irão
instalar o java. Se remover o java, removerá esses pacotes que
removerá o OpenOffice.

> Outra é que após tirar tb o pacote Evolution e colocar o ThunderBird
> no lugar como cliente pop; o sistema ao sugerir um update, lá estava o
> Evolution. Ele nem está instalado!

Você realmente desinstalou o Evolution ou apenas configurou o
Thunderbird como pop preferencial?

> Isto fez-me supor que o update não relativo aos pacotes instalados,
> mas a uma lista fechada.

Discordo. O yum faz o update tendo como base o que você tem instalado
na máquina. Se você desinstalar o Evolution e sair um update para ele,
o yum não vai instalar o Evolution a não ser que algum pacote que você
tenha e atualize comece a precisar do Evolution. Neste caso, o yum irá
listar o pacote e avisará que estará instalando como nova dependência.
Talvez você tenha desinstalado no comentário anterior mas algum pacote
que tenha instalado após isso possa ter instalado o Evolution.

> Gostaria da opnião de vcs. Fiz algo errado?

Não acho que fez algo de errado.

> Abçs,
>
> Zandre.

Att.