[Fedora-users-br] Ativando AIXGL no KDE

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Qui Jan 4 18:14:41 UTC 2007

Rafael Gomes escreveu:

> Coloca no rc.local

Acho que o cara merece uma resposta mais completa. Afinal,
as rotinas de inicialização do Linux são um labirinto bem
complexo, e nem sempre é óbvio o que está sendo executado.

Pelo que eu aprendi até agora, existem comandos que são
executados conforme o "nível" vai aumentando. O "nível" 3
corresponde a janela texto (se você loga como root e comanda
"init 3", ele fecha toda a parte gráfica e fica apenas
em modo texto). O "nível" 5 corresponde ao gerenciador de
janelas (se você loga como root em modo texto e comanda
"init 5", ele entra no modo KDE/GNOME/whatever).

Não tenho a mínima idéia dos outros níveis, mas, para cada
nível, existe uma lista de programas que são rodados.

No final de algum nível desses ele roda os comandos:
/etc/rc.d/rc.sysinit
/etc/rc.d/rc.local
(não sei em que ordem) pela conta root (acho), então
esse é um bom lugar para colocar coisas que seriam rodadas
"sempre" que se liga o computador.

Quando um usuário loga pelo modo texto, ele roda o
(equivalente ao autoexec.bat do Ruindows, ou login.com
do VAX/VMS) .bashrc localizado no diretório home do
usuário. Então, se é uma coisa para apenas o usuário rodar,
bota no .bashrc (NB: tem um ponto no começo e nada no fim;
o ponto no começo torna o arquivo "invisível" para ls mas
não para ls -a)

Alberto Monteiro