[Fedora-users-br] APT-GET para fedora

Rodrigo Padula de Oliveira rodrigopadula em projetofedora.org
Sex Jan 19 19:17:31 UTC 2007

Comentários.........

Gleidson Lacerda escreveu:
>     baixar/instalar, você terá 3 opções, Fedora Desktop (baseado em
>     Gnome), Fedora KDE e Fedora Server sendo cada um deles um cd de
>     download. Depois, será via yum para instalar o restante.
>

> Hum! Legal, mas espero que tenha o DVD com todos os pacotes, =]
> A Canonical fez bem em ter distros separadas como Ubuntu, Kubuntu e
> Ubuntu Server.
> Esse é um bom caminho e a Red Hat acertou em cheio em seguí-lo.

No fedora também será assim também.. teremos uma separação dos
aplicativos para servidor em outro spin

> Estava mostrando o Anaconda para um usuário do Ubuntu e ele adorou,
> depois que viu que dava para ter o APT no Fedora então, gostou mais
> ainda. Mas na hora da instalação tive que ficar trocando CDs e foi bem
> chato, =\

Estão previstas muitas melhorias para o fedora 7, inclusive no anaconda ;-)

> Voltando ao tópico da questão, não sei se é possível com o yum, mas uma
> coisa interessante do apt é montar a pasta /var/cache/apt por nfs e só
> ter que baixar o pacote uma única vez para toda a rede.

O yum tb tem cache, você determina se ele será limpo após instalação ou
não. Aqui por exemplo quando estou baixando algo e dá algum erro no
download de algum pacote, ele não limpa o cache, eu removo o pacote q
deu erro da lista de tarefas (no meu caso uso YUM EXTENDER que é uma
interface grafica para o yum) e mando executar novamente, ele não baia
tudo novamente.. ele verifica o que ja tem no cache e continua de onde
parou.

O diretório de cache do yum e /var/cache/yum

Os pacotes já baixados ficam separados por uma pasta com o nome do
repositório.

;-)

ASS: Rodrigo Padula de Oliveira