[Fedora-users-br] Erro no sistema de arquivos

Eduardo Habkost ehabkost em raisama.net
Ter Jul 17 21:02:48 UTC 2007

On Tue, Jul 17, 2007 at 06:43:43PM -0200, Alberto Monteiro wrote:
> Existe o comando badblocks para testar se existem erros físicos no HD?

Existe, mas deve ser cuidados ao usá-lo, porque também é possível
fazer com ele um teste "destrutivo", que escreve dados aleatórios em
todas as áreas do disco sem preocupar se há dados armazenados ou não.

A opção -n do badblocks é a "não destrutiva", mas eu primeiro
recuperaria os meus dados, antes de ficar fazendo testes no HD, mesmo
usando a opção -n. Se o seu HD estiver realmente com problema, quanto
antes você recuperar os dados, melhor.

--
Eduardo