[Fedora-users-br] Estacoes Dos Com Server Novell

Robert Pereira robertjs em gmail.com
Sex Mar 9 14:24:20 UTC 2007

Olá Eustáquio:

Você poderia avaliar as seguintes abordagens de migração para seu ambiente
legado:

1 - Substituir o servidor Novell por um servidor Linux com samba:

A - Inventariar as configurações de permissões de acesso, usuários, grupos e
compartilhamentos do Novell para depois implementar no samba;
B - De preferência fazer a instalação no samba em um outro computador e
manter o ambiente novel intacto para colocar de volta em produção caso
ocorra algum problema, afinal a empresa não pode parar.
C - Configurar o TCP/IP nos clientes DOS.
D - Consultar a documentação do Samba de modo a configura-lo corretamente
para clientes MS-DOS.
E - Ter o máximo de cuidado e atenção na hora de definir as permissões de
acesso aos arquivos, para evitar erros de acesso negado por não ter
permissão de escrita em alguns arquivos, e também manter a consistência das
permissões de novos arquivos criados. Isso realmente é um problema quando a
migração é mal feita, e eu já vi empresas voltarem atrás, tanto para
netware, quanto para a plataforma Windows, portanto, tudo deve ser feito
corretamente, sem esquecer os detalhes.
F - Samba e Netware são servidores de arquivos, então o cliente MS-DOS
continuará executando o sistema em clipper através da rede. Muita gente
ainda pensa que quem executa é o servidor, mas não, ele somente compartilha
os arquivos.

2 - Substituir os clientes MS-DOS por clientes Linux:

A - Instalar o Linux e configurar o cliente Netware, o que inclui o
protocolo IPX/SPX.
B - Realizar a configuração de montagem de volumes netware durante a
inicialização do sistema.
C - Como não é possível executar diretamente binários do MS-DOS no ambiente
Linux, você obrigatoriamente terá de utilizar o DOS Emu, um emulador do
MS-DOS baseados no Free DOS. É importante notar que há uma grande diferença
entre executar um programa simples para MS-DOS no DOS Emu e executar um
sistema em Clipper.
D - Tudo precisa ser bem testado para garantir a estabilidade de
funcionamento em ambiente de produção, as coisas mais irritantes são
problemas eventuais com a exibição das telas, o que pode requerer alguma
customização adicional na configuração do Dos emu.

3 - Substituir clientes DOS e Servidor Novell por Linux:

A - Observar itens A, B e E do cenário 1 com a diferença que é neste caso o
Samba seria substituído pelo NFS, servidor de arquivos nativo para ambientes
Linux e Unix.
B - Observar o item C do cenário 2. O uso do DOS Emu continuará sendo
requerido, já que o sistema em clipper é uma aplicação nativa do ambiente
MS-DOS.

4 - Portar nativamente a aplicação Clipper para Linux:

A - Utilizar o Flagship (http://www.fship.com/) e portar sua aplicação em
clipper nativamente para Linux.
B - Os clientes Linux e/ou DOS fariam acesso remoto ao servidor, via ssh ou
telnet onde o sistema seria executado diretamente no servidor e o cliente
exibe somente as telas. Para quem sofre com travamento de sistemas em
Clipper esta é a solução mais eficaz, porque a estabilidade do ambiente
Linux elimina este problema e os cliente apenas se ocupam em exibir as
telas. Não é necessário um servidor de arquivos para isto.
Já instalei e configurei dezenas de servidores e estações Linux em parceria
com uma software house que portou seu sistema em Clipper para Flagship e
eliminou o problemas de estabilidade usando DOS ou Windows para executar o
sistema. Tanto clientes, Linux como clientes DOS ou windows podem execxutar
a aplicação diretamente no servidor, bastando fazer um acesso remoto.

Se você está curioso para saber qual minha preferência dentre estes
cenários, eu recomendo o 4, se vocês quiserem ou puderem portar a aplicação
e o cenário 1, por ser o menos complexo em termos de implementação.

Nem sempre mo ideal ou a tecnologia de ponta é possível em algumas
organizações. Embora o Clipper seja considerado ultrapassado e etc diante te
tantas inovações, simplesmente há empresas que não querem fazer
investimentos em migração ou acham que o sistema atende bem.  Ai é que entra
o bom senso e a criatividade para fazer com que o Linux seja a base da
solução que o cliente está utilizando.

Robert Pereira