[Fedora-users-br] CLAMAV

André Felício andre em felicio.com.br
Sáb Mar 10 22:08:10 UTC 2007

A Saturday 10 March 2007 09:47:50, Rodrigo Padula de Oliveira escreveu:
> Olá Pessoal!

Rau,

> O que vocês tem a me dizer sobre o clamav ?

(R1) Excelente antivirus, pega tudo quanto é virus que os outros grandes
players pegam, MCAfee e Symantec.

> Alguém aqui o utiliza ?? quais as vantagens e desvantagens?

(R2) Utilizo nos servidores de e-mail, proxy e as vezes de arquivos (samba).

(R2..) Por agora estou pensando na remoção no MCAfee das estações Windows e
colocar o ClamWin (http://www.clamwin.com/). O ClamWin não tem scanner de
acesso em tempo real por enquanto, mas como cobri as maiores entradas de
virus, email (MailScanner), web/ftp/msn (Squid Proxy) e esta desabilitado nas
estaçãos os drivers para "USB Mass Storage" e fora o treinamento para os
funcionarios sobre segurança, creio que com isso será possivel trocar o
antivirus. O ePO da MCAfee não reporta mais nenhum virus depois que foi
coberto as maiores entradas de virus. Estamos com infestações a 0% (zero)
desde quando foi implementado tudo.

(R3) Este negocio de antivirus pegar mais virus que outro agora é lenda. Entre
as empresas existe um certo acordo de cavalheiros de compartilhar informações
sobre virus, quando se descobre novo virus e se desenvolve uma vacina.

(R3...) Hoje as diferenção são as soluções, como instalação/atualização remota
e centralizada, relatórios. Eu mesmo gosto muito do ePO da MCAfee. O ClamAV
para isso ele não tem nada, ele é só um scanner.

Att,

André Felício
http://www.felicio.com.br

--
It's lucky you're going so slowly, because you're going in the wrong
direction.