[Fedora-users-br] CLAMAV

André Felício andre em felicio.com.br
Dom Mar 11 01:37:01 UTC 2007

Rau,

> Opa! Esse trabalho seu é um paraiso...

Mas esta quase se tornando isso mesmo, foi uma grande reviravolta.

Bem, todas as estações de trabalho são Windows XP, e na fabrica tudo é Linux.
Então foi adotado a seguinte politica:
+ Instalaçao de Firefox/Thunderbird/Calendar/eGroupWare em substituição ao
IE/Outlook Express/Outlook.
+ Nenhum usuario tem permissão de administrador da maquina, todos usuario
do "Dominio" (Samba como PDC), são meros mortais do SO. Assim nada se espalha
alem da conta do usuário.
+ No servidor de e-mai foi colocado o MailScanner, onde ele barra tudo quando
é tipo de arquivo que possa conter codigo malicioso (exe, pif, bat, com e
muitos outros) e oq que não são bloqueados, passam por uma varredura no
ClamAV. Ah... ainda tem anti-spam com SpamAssassin+bayes, RBL, GreyList.
+ No proxy foi posto junto o Squid e SquidGuard onde é feito bloqueio de tudo
quanto é pagina maliciosa entre outras restrições e lá tambem tem ClamAV.
+ No servidor de arquivos Samba tambem tem ClamAV.
+ Clone das partições para rapida restauração dos desktops.
+ Maquina com mais de 2 anos é "quase que" doada (preço irrisorio) aos
funcionários.
+ Tudo isso tem relatorios para sempre haver novas correções nas politicas
adotadas.
= 0% de virus e maquinas paradas por problemas com software.

Esta empresa encara os gastos com informática como investimento. O retorno é
desktops sempre funcionando, fabrica sempre on (3 turnos de 8hr, 24h no ar
sempre produzindo). Redução de custos com mão de obra e licenças de software,
software de gestão (desenvolvido internamente, Java com SGBD PostgreSQL) que
oferece as informações necessarias para tomadas de decisão.

Para se comprar algo, como um servidor que custe R$ 29.000, é preciso mostrar
a utilidade/motivo e qual o retorno do investimento.

Bem... sorte em encontrar um cliente que pense para frente.
O melhor é pegar o lucro anterior (onde informática era encarada como custo) e
comparar com o de agora (onde agora é investimento).

(zip)

> Eu ainda desconfio que muitos deles sejam FEITOS pelos proprios... hehhe

Uahuhaueae, o pior que ainda tem gente que pensa assim...  :)

> --
> Rafael Brito Gomes
> Sistema de Informação
> Universidade de Salvador (UNIFACS)

Rafael, fiz minha graduação e pós todas na Unifacs.
Bacharelato em "Ciencia da Computação", curso de especialização "MBA em Gestão
da Informação" e mestrado em "Redes de Computadores".
Abriram Doutorado não foi?

Excelente Universidade...

Att,

André Felício
http://www.felicio.com.br

PS.: O software de gestão esta para ser lançado com licensa GPLv2, creio que
logo poderei passar o link onde vocês poderam baixar os binarios e codigo
fonte. Esta é a contribuição/retorno da empresa para o software livre, já que
ela o utiliza e muito...

--
Try to find the real tense of the report you are reading:  Was it done, is
it being done, or is something to be done?  Reports are now written in four