[Fedora-users-br] Squid

Rafael Gomes linux.rafa em gmail.com
Seg Maio 7 16:24:08 UTC 2007

Eu sou abertamente contra a esse tipo de suporte, já que percebi que ele não
tem muita pressa e seria melhor ele entender o que faz e não apenas "colocar
no ar"

Olha, é assim....

O arquivo /etc/squid/squid.conf é onde tem toda configuração do Squid e cada
sintaxe dentro dele tem uma explicação, pena que ainda é em inglês...

Mas Poderás usar a conf padrão que vem nele para apenas fazer bloqueios
simples, apenas adicionando as ACLS no arquivo.

Por exemplo..

No meu caso eu bloqueio para todo mundo exceto alguns usuários que eu irei
informar...

acl ORKUT dstdomain "/etc/squid/regras/orkut_dst_liberados.txt"

Essa ACL cria um arquivo que irá conter o dominio a ser liberado ou
bloqueado. O que reprensenta isso é o dstdomain. ORKUT é o nome da ACL e o
/etc/... é o local onde está o arquivo que irei colocar os dominios. no caso
do ORKUT dentro do arquivo apenas existe .orkut.com

Em outros casos precisam de outros dominios.

acl USUARIOS_ORKUT_LIBERADO arp
"/etc/squid/regras/usuarios_orkut_liberados.txt"

Aqui estarão os MACS das pessoas que PODEM acessar orkut. (atente para que
seu Squid tenha suporte a mac. (squid -i   Eu acho...)

Nesse caso a sintaxe arp indica que irá colocar os macs do arquivo
usuários... na ACL USUARIOS_ORKUT_LIBERADOS

Então mais abaixo vc faz a liberação e bloqueio propriamente ditos...

http_access deny ORKUT !USUARIOS_ORKUT_LIBERADO

Aqui eu bloqueio acesso de TODO mundo exceto os macs que estão na lista do
usuários... para os dominios referenciados na lista da ACL ORKUT.

Entendeu?

Simples assim...

Rafael Brito Gomes
Sistema de Informação