[Fedora-users-br] Som Destruido

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Qui Nov 22 10:47:22 UTC 2007

[corrigi o "português presidencial" do título]

XoLLa escreveu:

> Galera,
> O animar aqui (EU) conseguiu DISTRUIR, ANIQUILAR, REALMENTE ACABAR
> com o som... Nada funciona Não há dispositivo de som...KMIX fica com
> um X                                                   CONTROLE DE
> SOM fica com um X
>
> alsa, oss NADA FUNCIONA...
> foi tudo pro beleléu.

Já aconteceu comigo. Eu tentei recompilar o kernel, e fiquei sem
kernel também. Felizmente, ainda tinha uma versão anterior do kernel.

> isso ocorreu depois de que eu tentei fazer funcionar o microfone...e
> num li direito, e ai fiz isso...

Não se sinta tão culpado por não ler direito. A documentação é
bem precária mesmo. E acho que microfone não funciona nunca no
Linux.

> minha placa de som é uma REALTEK HIGH DEFINITION AUDIO
> :( num consigo escutar meu mp3 das VELHAS VIRGENS.
>
> alguma idéia?

Talvez.

Você tentou rodar (usando root) system-config-soundcard?

Vê se neste modo roda alguma coisa.

Depois, entra no GNOME (eu gosto de usar KDE, mas essa função
só tem no GNOME - acho) e comanda:

GNOME -> Sistema -> Preferencias -> Controle de Volume ->
Arquivo -> Alterar Dispositivo -> Trocar de OSS para ALSA

Na última vez que eu perdi o som, fazendo isso o som voltou.

Ainda não funciona adequadamente, mas dá para ouvir mp3.

Alberto Monteiro