[Fedora-users-br] Grande problema impressão Cups X Lprng

Devair Linux devair.linux em terra.com.br
Seg Abr 14 01:34:58 UTC 2008

Ola, a todos,  em uma empresa,  montei alguns servidores linux sendo somente
o conectiva na época (2002 a 2005), fui chamado para fazer manutenção no
servidor principal, bom montou-se um novo servidor, e eu ja estou instalando
o Linux  nele, estou usando o open suse pois outras distros não deram
certo. Quase todas as configurações ja estão feitas, so que a parte de
impressão é que me deparei com problemão. Porque esta empresa tem 9 Filiais
no estado de São Paulo, em cidades diferentes sendo todas elas conectadas a
matriz por um link de frame-relay, accessando um sistema em cobol no
servidor principal na matriz via ssh. No conectiva para impressão é
utilizado o LPRNG + RHS-PRINTFILTERS e o LINUXCONF-PRINTER, para cadastrar
as impressoras. As impressoras estão conectadas nas filiais em estações
Windows98, WindowsNT, WindowsXP e estações Linux tambem.
no cadastro pelo linuxconf-printer eu informo as seguintes opções abaixo
sendo uma tela do linuxconf:, sendo nome, usuario, senha, a maquina,
impressora instalada na estação, e o ip da maquina
Nome:          lp6
Tipo:                SMB/Windows
Tamanho máximo:      0
Suprime cabeçalhos:  [X] (normalmente sim)
Opções de tipo esp. de impressora
Usuário:             Administrador
Senha:
Máquina:             mat_caixa
Impressora:          caixa
IP da máquina (opc): 10.3.185.3
Grupo :              gra

Na matriz por ser uma rede loca aonde esta o servidor se imprimi normal nas
estações, pois o cups acha a impressora na rede local, agora quando é na
filias não da para instalar as impressoras pois não tem aonde informar o ip
da maquina aonde a impressora esta instalada, por isso que sempre usei o
LPRNG do conectiva. O problema que no open suse tem o lprng, mais não tem as
ferramentas do lprngtool  necessarias para a instalação de impressoras.
Por favor tem alguma solução para o meu problema o que eu devo fazer para
poder imprimir nestes casos.

Obrigado

Devair