[Fedora-users-br] (duvida) ACL + Stick Bit em diretório e arquivos

Adilson Bonanovisky arbonan em gmail.com
Qui Abr 24 23:35:43 UTC 2008

Ola Lista,

Seguinte olhem sõ:

[root em localhost dirSeguro]# ls -ld /opt/dirSeguro/
drwxrwxrwt 2 root root 4096 2008-04-24 20:10 /opt/dirSeguro/

# ls -l /opt/dirSeguro/
total 16
-rwxrwxrwt  1 adilson   adilson   0 2008-04-24 12:28 aaa.txt
-rw-rwxr--+ 1 aluno     aluno     0 2008-04-24 20:10 aluno.txt
-rw-rw-r--  1 cristiane cristiane 0 2008-04-24 20:09 cristiane_2.txt
-rwxrwxrwt  1 fabio     fabio     0 2008-04-24 12:28 fff.txt

arquivo com permissões normais aplicado.

Ate aqui tudo bem, pois quen conhece ACL, permissoes especiais e permissoes
normais.. sacou da ideia.

Eu apliquei uma ACL rwx pro usuario adilson no arquivo do aluno, mas o
usuario adilson nao consegue apagar o aparquivo porque o rwx nesse caso
funciona como appende-only e nao como remocao.

tenham uma melhor compreensao.

O mesmo eu fiz com o arquivo cristiane_2.txt o qual nao tem Sticky BIt mas
mesmo assim o usuario adilson nao consegue.

Então o resumo seria que pra esse caso o uso de Sticky Bit + ACL eh uma
forma de criarmo um diretorio seguro onde somente os usuario criam seu
proprios arquivo e apagam somente o que eles criaram juntando isso com as
ACL serviria para que alem disso eles "gerenciassem" outros arquivos..

tenham uma melhor compreensao.

t+ pessoal

Aqui tem

--