[Fedora-users-br] CIFS ou NFS

Otto Fuchshuber Filho o2to2f em gmail.com
Dom Dez 7 15:08:39 UTC 2008

Tem tempo que não lido com NFS, mas pelo que pesquisei há um ponto que ainda
persiste nas implementações mais atuais.  É a questão do UID que precisa ser
idêntico nas duas máquinas para que o usuário tenha acesso full ao diretório
exportado.

Na minha rede doméstica tenho máquinas com Fedora e a conta de usuário comum
de todas tem UID=500 que é o default da instalação, embora o nome de cada
conta seja diferente pois cada máquina pertence a uma pessoa diferente.

Daí, para montar um diretório individual no servidor para cada pessoa, eu
precisaria alterar o UID do usuário de cada máquina, fazendo-o coincidir com
o UID da respectiva conta no servidor e gerenciar isto acaba sendo um saco.

Já no CIFS, na montagem é possível passar usuário e senha como parâmetros:
mount -t cifs servidor:[diretório] [ponto de montagem] -o
user=[usuário],passwd=[senha]
O que no meu ponto de vista facilita as coisas, mesmo tendo arquivo de
senhas separado.

Então, se CIFS e NFS tem desempenho similar e se não houver outra forma que
contornar a questão do UID no NFS (alguém tem uma idéia?), acho que vou de
CIFS.

--
Saudações,
Otto Fuchshuber Filho