Re: [Fedora-users-br] Fim do Horario de Verão

Helber Maciel Guerra helbermg em gmail.com
Seg Fev 18 18:02:13 UTC 2008

Herminio E. Piram escreveu:
>  Me esclareça para mim se possivel
>
>  Para desabilitar o sistema UTC é so entrar em /etc/sysconfig/clock
>  e altrar o UTC para false?
>
>  ZONE="America/Sao_Paulo"
>  UTC=false
>  ARC=false
<responta>
Sim.
</responta>
>  E para manter a hora sempre atualizada no fuso correto para o Brasil
>  posso deixar essa linha no /etc/crontab?
>
>  00 6 * * * root /usr/sbin/ntpdate ntp.on.br <http://ntp.on.br>
<responta>
Esta não é uma boa maneira...
Existe o ntpd (serviço de ntp), que pode tanto manter atualizado seu
servidor, como fornecer o serviço se ntp para outros computadores.
O arquivo de configuração fica em: /etc/ntp/ntpservers
Nele vc colocar os servidores dos quais vc quer atualizar a hora do seu:
Por padrão vem:
clock.redhat.com
clock2.redhat.com

E vc adiciona outros. Tipo "ntp.on.br"
depois inicia o serviço e deixa configurado para a inicialização nas
runlevels que vc quiser:
#> service ntpd start
ou
#> /etc/init.d/ntpd start

e coloca para iniciar automático:
#> chkconfig --level 345 ntpd on
</responta>

>  Se nao me engano ha uma diferença entre hora do Sistema e hora de Hardware
>  e o comando ntpdate altera apenas a hora do sistema, entao para deixar
os dois
>  relogios sincronizados posso colocar mais essa linha no /etc/crontab
logo apos
>  a linha do ntpdate?
>
>  00 6 * * * root /sbin/hwclock --hctosys
<responta>
É ao contrário...
Quando vc pegou a hora de servidores externos, é a hora do sistema que
vc atualizou. Portanto a hora do sistema é mais preciso que a hora do
hardware.
Então vc atualiza a hora do hardware baseado na hora do seu sistema:
00 6 * * * root /sbin/hwclock --systohc
ao invés de --hctosys
</responta>

Atenciosamente, Helber Maciel Guerra