[Fedora-users-br] Arquitetura AMD 64bits em notebboks

Otávio Módolo tamodolo em gmail.com
Qua Jun 25 18:28:30 UTC 2008

okay! na realidade não teve segredo:

instale usando o DVD de instação do fedora 8 (ou 9 se preferir, mas ainda
não recomendo ele). se o modo grafico do instalador subir, então vc não terá
problemas com o video pelo menos. Siga as instruções de instalação e
reinicie. o fedora deve subir sem problemas.

Os problemas q tive com meu computador foram principalmente com wi fi. Mas
tive probs com drivers de video, som e modem (este ultimo ainda não
resolvido)

meu som eh um realtek HDA (produzido pela nVidia <alc268>) que o linux via
instalado e executava som inclusive, mas as caixas de som de qualquer saida
não funcionavam... o segredo foi adicionar esta linha no modprobe.conf:

options snd-hda-intel model=acer

meu note eh um acer, portanto coloquei acer, mas funciona para modelos da
toshiba que apresentem os mesmos sintomas. Se seu som funciona, então não
mecha aqui. Vc pode pegar os drivers oficiais no site da realtek para linux
e instalar (q foi oq fiz) isso corrigiu o prob do sistema ignorar o botão de
volume. Mas tenho a impressão que o driver quem vem com o fedora é capaz de
usar a saida spdif otica dessa placa (q está no mesmo plug de fone de ouvido
sendo necessário um cabo otico especial)

o video (uma geforce 7000 <== pessima placa, varios probs com drivers para
windows XP tb) foi resolvido facilmente com o repositório livna (assim como
todos os programas politicamente incorretos como decoders de sons, encoders
de som e video, etc etc)

o wifi é um broadcom. O fedora vem acompanhado de um software que gerencia
modelos broadcom chamado b43. Porem o firmware não está incluso. se seu wifi
eh broadcom siga o tutorial do blog do fernando:

http://www.liquuid.net/post/240

o modem é um integrado com a placa de som e quem fornece drivers pra ele eh
a AGERE/Lucent (o meu eh especificamente um AGERE softmodem) os drivers para
winmodens disponiveis no linmodem simplesmente não funcionam. Até teve
solução no site para esse modem, mas naum funciona no meu pc...

o resto funcionou na instalação.

descreve os problemas q está tendo q possivelmente alguem vai ter a
resposta.