[Fedora-users-br] duvidas montando DRBD

Devair Linux devair.linux em terra.com.br
Dom Maio 4 20:34:44 UTC 2008

Boa Tarde, Srs,
Desculpem-me  pelo texto longo, foi a melhor forma que achei para explicar
as minhas duvidas.

Estou neste domingão  em casa (Araraquara/SP), e  fazendo muito "frio",
montando o meu primeiro espelhamento em rede (DRBD+Heartbeat, e talvez o
MON) , ja li bastante, entendi um pouco, fiquei em duvidas em outros
asssuntos, os tutoriais que achei são muito bons, mais acho que estão
desatualizados, e algumas coisas por não conhecer, acho talvez que faltam
algumas informações. (Conforme estou fazendo, e tambem estou  ao mesmo tempo
montando um  tutorial, principalmente com a explicação das duvidas que tive
e terei, por favor aqueles que puderem colocar este tutorial em sites ou que
possam disponibilizar este para download,  me mande um email, assim todos
poderão utilizar dele, quando eu terminar de  conclui-lo, porque como é a
primeira vez que faço acho que muitos outros usuarios tenham  as mesmas
duvidas que tenho)
Bom mais vamos lá. com as minhas duvidas. Primeiro uma descrição do que fiz
ate agora.

Peguei um pedaço do tutorial do sulamita, mais um do viva o linux e outro da
linux-HA, mais algumas coisas que achei no under linux,  e juntando as
partes de cada fui montando os servidores. Sempre usei Conectiva, mas não
migrei para o Mandriva, fui para o Open Suse 10.3, com o DRBD versão 8.

As Maquinas:
Tenho dois micros e os mesmos tem quase a mesma configuração com exceção do
micro master:
O micro que será o master foi montando com RAID - 1 (software), tendo este 2
HD´S  sata de 400 GB.
O micro que será o slave  não tem  raid e tem somente 1 HD sata de 400GB
Eles estão particionados da seguinte forma
---Micro 1 o Master
/boot      = sda1/sdb1   -> md0 = 200MB -> ext3
/             = sda2/sdb2   -> md1 =   15 GB -> ext3
/home    =  sda3/sdb3   -> md2 =     5 GB -> ext3
              = sda4/sdb4  -> particao extendida com o restante do disco
total 354 GB
/swap     = sda5/sdb5  - > 4 GB  partição swap
/ext        = sda6/sdb6  -> md3 =    150 GB   -> ext3  partição que será
espelhada
/backup = sda7/sdb7  -> md4 =    200 GB   -> ext3  partição que será
espelhada

----Micro 2 o Slave
/boot      = sda1    =  200MB -> ext3
/             = sda2    =   15 GB -> ext3
/home    =  sda3    =     5 GB -> ext3
              = sda4   particao extendida com o restante do disco total 354
GB
/swap     = sda5   4 GB
/ext        = sda6 -> md3 =    150 GB   -> ext3  partição que será o espelho
do micro 1
/backup = sda7 -> md4 =    200 GB   -> ext3  partição que será o espelho do
micro 1

1º Pergunta?
O micro1 que será espelhado! esta com raid 1, o drbd tambem faz espelho de
partições raid-1?
No drbd.conf devo colocar assim /dev/md3? e isto mesmo?

Ambos os micros possuem 2 placas de rede!,  Eth0 (ip 10.1.1.10)=  para os
usuários acessarem o servidor, Eth1(ip 10.2.1.20) = sera para o espelhamento
ligadas por um cabo
crossover (micro a micro), as duas placas Eth1 são placas Dlink GT 530
gigalan 10/100/1000, e irão trabalhar com a velocidade  de 1000 MBps.

2º Pergunta?
Elas podem ter a mesma classe de ip ou seja 10.1.1.xxx ? e como  a eth1 está
ligadas por um cabo cross, tenho  que rotear eth1 para a eth0?

3º Pergunta e questões? Acho que devo seguir esta ordem:
Primeiro passo: Configuro os arquivos. (drbd.conf, ha.cf, haresources e
autkeys) nos dois micros?
Segundo passo: Faço a criação dos nodos  pelo comando "mknod -b -j 4096" nos
dois micros?
Terceiro passo : Devo desmontar as partições que serão espelhadas ( /ext e
/backup) do micro 1 e do micro 2? e também comenta-las no /etc/fstab dos 2
micros, para que ambas não sejam mais montadas no boot? "Este é um ponto que
estou muito confuso, totalmente perdido"???
Quarto passo : Levanto o serviço do drbd!
Quinto passo: Defino qual maquina será o primario master ? e qual sera o
secundario ?

Após definir a maquina que será o master o drbd começa a fazer a
sincronização entre os micros.acho que copiando todos os arquivos das
partições a serem espelhadas do micro 1 para o micro 2(slave).

Encerrando o processo de sincronização entre o micro 1(master) e o micro 2
(slave), devo fazer o seguinte:

4º Pergunta:
Sexto passo:  Crio o sistema de arquivos, formatando os nodos pelo comando
"mkfs.ext3 /dev/drbdXXX"   no 2 micros?
"Obs, esta etapa não deveria ser depois do terceiro passo?
No meu teste quando tentei fazer este ponto  deu erro que não poderia
formatar o nodo.

Setimo passo:  Devo editar o /etc/fstab dos 2 micros colocando para a
montagem automatica dos nodos quando do boot das maquinas?
Exemplo:
/dev/drbd0     /ext             ext3   noauto   00
/dev/drbd1     /backup      ext3   noauto   00

Oitavo passo:  copia os dados que quero para as partições /backup e ext para
poder começar a trabalhar!
Nono passo: deixo ambos os servicos rodando na inicialização da maquina
tanto o drbd quanto o hearbeat?

Bom senhores ai esta o que fiz ate agora e as duvidas que tenho, abaixo
coloco os meus arquivos de configuração, O drbd.conf não esta como raid pois
este arquivo e o que usei
para teste.

Observação não foi possivel usar o yast2 para fazer os nodos pois ele gera
um drbd.conf com erro.  parse 7.
resource r2 {

protocol C;

disk {

on-io-error pass_on;   - nesta linha da erro

}

syncer {

#################################Arquivo
drbd.conf#########################################

global {

dialog-refresh 1;

minor-count 5;

}

resource r0 {

protocol C;

disk {

on-io-error pass_on;

}

net {

max-epoch-size 2048;

timeout 60;

connect-int 10;

ping-int 10;

max-buffers 2048;

}

syncer {

rate 10M;

}

startup {

degr-wfc-timeout 120;

wfc-timeout 0;

}

on server1 {

device /dev/drbd0;

disk /dev/sda5;

meta-disk internal;

address 10.1.1.10:7789;

}

on server2 {

device /dev/drbd0;

disk /dev/sda5;

meta-disk internal;

address 10.1.1.20:7789;

}

}

resource r1 {

protocol C;

disk {

on-io-error pass_on;

}

net {

max-epoch-size 2048;

timeout 60;

connect-int 10;

ping-int 10;

max-buffers 2048;

}

syncer {

rate 10M;

}

startup {

degr-wfc-timeout 120;

wfc-timeout 0;

}

on server1 {

device /dev/drbd1;

disk /dev/sda6;

meta-disk internal;

address 10.1.1.10:7790;

}

on server2 {

device /dev/drbd1;

disk /dev/sda6;

meta-disk internal;

address 10.1.1.20:7790;

}

}

########################################Arquivo ha.cf
#########################################

debugfile /var/log/ha-debug

logfile /var/log/ha-log

logfacility local0

keepalive 2