[Fedora-users-br] (duvida) LVM

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Qua Nov 12 19:20:11 UTC 2008

2008/11/12 Adilson Bonanovisky <arbonan em gmail.com>:
> Salve lista,
> Tokuma duvida aki....olhem só..
>
> Primeiro eu gostaria de saber se existe pro fedora o comando mkfs.lvm, pois
> procurei em tudo quando é canto e naum achei.
> Segundo, tenho 3 arquivos de dados cada um com 300 MB nomeado como disk0,
> disk1 e disk2... minha idéia seria a de usar esses 3 para criar 1 LVM....
> eu queria formatar esses arquivos com o comando mkfs.lvm mas naum tenho esse
> comando...entaum formatei com ext3 mesmo...

mkfs.lvm não existe e nunca vai existir: o LVM não é um sistema de
arquivos (mkfs = make file system) e sim um esquema de particionamento
em um nível mais abaixo que os sistemas de arquivos.

> Gostaria que alguem ai nos ajudasse a pegar esses 3 arquivos e fazer um
> "pseudo" LVM com eles, pois naum temos as particoes reais....acho que assim
> nesse lab ajudarai a galera em geral....

Para criar os "pseudo-arquivos":
http://www.devin.com.br/dev_loop/

Para usar esses arquivos com LVM (é bom que dá pra aprender bastante
LVM também):
http://www.devin.com.br/lvm/

Hugo
www.devin.com.br