[Fedora-users-br] Squid transparente + squidguard

Taylon taylonsilva em gmail.com
Qui Nov 13 17:16:01 UTC 2008

Pessoal, estou com um problema serio aqui...
Estou configurando um proxy transparente usando o Squid e SquidGuard, o
problema é que preciso liberar um site para apenas um usuário e não
estou conseguindo pelo seguinte:

se eu crio uma ACL no squid.conf antes de direcionar para o squidGuard o
squidGuard parece ignorar a ACL e bloqueia o site da mesma maneira,
exemplo:

# Libera site para marcia
acl marcia src 192.168.0.148
acl meebo dstdomain meebo.com
http_access allow meebo marcia
http_access deny meebo

# Redireciona para o SquidGuard
redirect_program /usr/bin/squidGuard -c /etc/squid/squidGuard.conf

Isso deveria liberar o site para o ip especificado antes do bloqueio do
SquidGuard, porém não funciona, ele continua direcionando para o
SquidGuard, é facil saber que está sendo direcionado pelo SquidGuard
pois no log eu consigo ver que a tentativa de acesso foi direcionada
para a URL que eu especifiquei no SquidGuard.

Dei uma pesquisada e encontrei um parametro que especifica o que deve e
o que não deve entrar no "redirect" que seria:

redirector_access deny/all

tentei então adicionar o parametros acima da regra que direciona para o
squidguard, ficando:

acl meebo dstdomain meebo.com
redirector_access meebo allow

# Redireciona para o SquidGuard
redirect_program /usr/bin/squidGuard -c /etc/squid/squidGuard.conf

isso permitiria que todos acessasem porém foi apenas um teste, e também
não funcionou...

eu ja tentei de tudo, e não consigo de maneira alguma liberar nenhum
site para um ip especifico...

Alguem tem alguma sugestão?
Qualquer ideia ajuda =)

squid.conf:

http_port 3128 transparent
visible_hostname xxx
error_directory /usr/share/squid/errors/Portuguese/

# Cache
cache_mem 128 MB
maximum_object_size_in_memory 150 KB
maximum_object_size 600 MB
minimum_object_size 2 KB
cache_swap_low 90
cache_swap_high 95
cache_dir ufs /var/spool/squid 5000 16 256
cache_access_log /var/log/squid/access.log
refresh_pattern ^ftp: 15 20% 2280
refresh_pattern ^gopher: 15 0% 2280
refresh_pattern . 15 20% 2280

acl all src 0.0.0.0/0.0.0.0
acl manager proto cache_object
acl localhost src 127.0.0.1/255.255.255.255

# Limita o uso de portas
acl SSL_ports port 443 563
acl Safe_ports port 21 80 443 563 70 210 280 488 59 777 901 1025-65535
acl purge method PURGE
acl CONNECT method CONNECT
http_access allow manager localhost
http_access deny manager
http_access allow purge localhost
http_access deny purge
http_access deny !Safe_ports
http_access deny CONNECT !SSL_ports

redirect_program /usr/bin/squidGuard -c /etc/squid/squidGuard.conf

acl redelocal src 192.168.0.0/24

#Controle de banda
delay_pools 1
delay_class 1 2
delay_parameters 1 125000/125000 64768/64768
delay_access 1 allow redelocal

# Permite o acesso pela rede local, localhost e nega o acesso aos demais
http_access allow localhost
http_access allow redelocal
http_access deny all

--