[Fedora-users-br] Dual-head com Fedora 10 e KDE

Rodrigo Menezes rodrigomenezes12 em yahoo.com.br
Sex Nov 28 12:06:05 UTC 2008

Bom, esse é meio cabuloso, não consegui achar no Google.

Instalei o Fedora 10 com KDE no meu note, e aqui eu uso dual-head com um
monitor de 17". Como estou tentando aposentar o Windows, montei uma VM
com XP pra rodar as aplicações do meu trampo, dai posso rodar o Fedora o
dia todo. O problema que estou me batendo agora é com relação ao
Dual-head que configurei aqui pelo xrandr por script.

Pra começo de conversar tive que criar um arquivo xorg.conf pra expandir
a configuração de largura do X.org, o arquivo ficou só com o texto abaixo:
[rodrigo em notebook ~]$ cat /etc/X11/xorg.conf
Section "Screen"
        Identifier      "Default Screen"
        Device          "Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML
Express Graphics Controller"
        Monitor         "Generic Monitor"
        DefaultDepth    24
        SubSection "Display"
                Modes           "1024x768"
                Virtual         2560 1024
        EndSubSection
EndSection

Dai fiz um script da seguinte forma com o xrandr

xrandr --output LVDS --mode 1280x800
xrandr --output VGA --right-of LVDS
xrandr --output VGA --mode 1024x768 --rate 75

OK, tudo funcionando, tudo lindo. Quando estou no trampo eu rodo o
scritp e já dá pra ter uma idéia do que posso fazer com a estrutura.

O meu problema é que o KDE insiste em deixar o wallpaper, barra de menu,
widgets, tudo no VGA e não no LVDS. Eu vi em um fórum que é porque o KDE
e o Gnome preferem deixar o ambiente de trabalho no Screen 0, tem como
mudar? Eu quero que o vídeo padrão seja o LVDS e o VGA seja uma extensão.

Att,

Rodrigo Menezes