[Fedora-users-br] rsync password-file

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Qui Abr 2 14:55:15 UTC 2009

Olá,

Só para complementar a explicação...

Quando usamos o rsync *sem daemon*, isso quer dizer que o transporte
dos arquivos é feito via uma camada de shell (exemplo: ssh). Então
quando o Adilson falou usando rsync sem daemon, isso quer dizer que:

1. O usuário executa o comando no "cliente".
2. O cliente se conecta via SSH na máquina remota
3. A transferência dos arquivos é feita para a máquina remota e vice-versa.

Neste caso realmente o daemon não existe, pelo menos no conceito de
daemon (que é um serviço que fica escutando na interface atrás de
conexões). São dois comandos rsync sendo executados via SSH. Tanto que
na hora da transferência, se você olhar os processos nas duas
máquinas, verá o comando rsync ser executado.

Sabendo disto, se você não quer mais um serviço (daemon) rodando na
sua máquina sem uma finalidade muito sólida (o que é a maioria dos
casos), eu recomendo que você ao invés de usar o --password-file, usar
as chaves públicas do SSH, assim as transferências podem passar sem
senha.

Mais uma vez puxando a bola pro meu site (:P), uma leitura
interessante para aprender a autenticação via chaves e outras
funcionalidades do SSH pode ser encontrado em:

http://www.devin.com.br/ssh-muito-mais-que-um-simples-shell-seguro/

Hugo
www.devin.com.br