[Fedora-users-br] Abandono do Fedora 11

Heitor Moraes heitor.moraes em gmail.com
Qua Ago 12 13:24:42 UTC 2009

Vitor, na boa,

Venho usando esse negócio desde o RedHat Hurricane. No início, o RH
era estável mas não fazia grande coisa num desktop. Eu entrava na BBS
ou na Internet, navegava com o Netscape ou ficava jogando Quake. Era
tudo muito divertido e era uma época de hard-modens, sem drivers
complicados e webcams feitas na China. E ainda assim as coisas
travavam as vezes.

Hoje, tudo parece mais complicado, e todos parecem mais apressados. E
tudo continua travando as vezes.

Com o Fedora, a RedHat resolveu que a solução (a longo prazo) para a
instabilidade é reportar os problemas ao desenvolvedor da aplicação, e
aplicar o patchs diretamente no SO somente quando necessário. Isso
evitaria a bola de neve de ter vários remendos locais e de ter
dificuldade em fazer um upgrade de versão de uma aplicação.

O Ubuntu prefere o band-aid. Não o culpo. Eles tem tudo novinho e
funcionando, e ainda desenvolvem uns front-ends interessantes e mantem
a atenção dos usuários a cada lançamento.

Infelizmente a moda RH gera um atraso na solução de problemas que pode
parecer desleixo, mas as sugestões acabam beneficiando todas as
distribuições que usam essas aplicações. É como o pai que diz "Isso é
para o seu bem", mas você só entende anos mais tarde.

No teu lugar, eu usaria a distribuição que me dá menos trabalho. Não
quero um overhead estúpido gerado por não conseguir usar minha máquina
para efetuar o meu trabalho. Aqui tem sido o Fedora (meu desktop), as
vezes o Debian ou o Ubuntu. Tanto no Ubuntu quanto no Fedora tenho
tido problemas de desempenho no novo servidor de audio.

A verdade é que por pior que seja uma distro, ela sempre é adequada
para alguma tarefa, mesmo o slackware deve ser, só falta descobrir pra
que.

Eu não vejo a escolha de uma distribuição para uma tarefa ser o
abandono das outras, e não acho que a RH esteja errada em submeter
modificações ao desenvolvedores ao invés de amarrar tudo com barbante.
Mas se não é adequado para você, mude. O Ubuntu é realmente ótimo.