[Fedora-users-br] Placa de Video 965GM

Lucélio Gomes de Freitas aa.lucelio em gmail.com
Ter Jan 27 14:08:02 UTC 2009

Cristiano,

Calma, acalme seu coração, nem tudo está perdido, entre mortos e feridos
todos serão salvos.

Encontre o módulo da sua placa na internet., acho que você vai conseguir.
Na maioria dos casos, os módulos possuem nomes que dão uma idéia do
dispositivo a que oferecem suporte. O "8139too.ko" dá suporte às placas de
rede com o chipset Realtek 8139, o "sis900.ko" dá suporte às placas SiS 900,
enquanto o "e100.ko" ativa as placas Intel E100, por exemplo. Se você fizer
uma pesquisa pelo nome de um módulo específico no *Google*, vai quase sempre
chegar à página do projeto ou a alguma página ou manual explicando o que ele
faz.

Se a sua máquina é atual, então deve ter um módulo para esta placa, é quase
impossível não encontrar e se tiver tempo veja este artigo em:

http://www.gdhpress.com.br/blog/entendendo-o-kernel/

Encontrando o módulo acredito ser somente usar o "modprob 965GM?" (Veja em
modprobe.conf(5)).
Veja também "man modprob"

Você pode checar os códigos de identificação dos dispositivos instalados
usando os comandos "*lspci*" e "lsusb".
Substitua o módulo existente pelo outro da *Placa de Vídeo 965GM*.

Abç,
Lucélio.