[Fedora-users-br] Qual o Desktop Default do Fedora?

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Seg Mar 2 13:14:20 UTC 2009

Hum... legal...

Já que citou... vou deixar uma dica... como o Delphi é um IDE muito
usado no Windows e não teve um 'Irmão' pro linux (o Kylix foi
descontinuado) e foi meio que "sequestrado" pela microsoft pois em
acordos com a MS e Borland a API dele esta totalmente dependente dela,
bem que vocês poderiam já incluir o Lazarus (www.lazarus.freepascal.org)
no Fedora por padrão, visto que vem ganhando muitos adeptos (inclusive
eu :) ) e é pelo que vejo totalmente imparcial neste sentido.

Eu o uso no Windows e Linux... e adotei o Fedora porque o Lazarus já vem
em RPM por padrao o que facilita muito na hora de instalar add-ons.

Estive lendo muitas materias com relação a aplicativos "similares"
Windows X Linux.
Alguns que acabam sendo sempre citados entre os Iniciantes Linux e que
não vem pro Linux de vez por falta dos seguintes aplicativos (visto que
a web esta se tornando a febre em desenvolvimento):

Delphi -> ( ja temos o Lazarus )
Dreanweaver -> Temos varios, mas nenhum ainda está tão bom quanto este
(infelizmente)
Flash MX acima -> (nenhum utilizavel em producao)
Photoshop -> Gimp (mas bem que eles poderiam assimilar mais proximo a
interface, aí a migração seria menos dolorosa, más é uma excelente
ferramenta)

Imagino que o pessoal do Linux esteja trabalhando muito neste sentido e
em breve teremos aplicativos tão bom quanto (como já temos é claro).

Assim como o Fedora, olha me surpreendi... eu costumava usar o Conectiva
pois era muito amigável, eu diria que o Fedora (apesar de não parecer
ser essa a intenção), substitui o conetiva como todos os méritos.

Uma coisa que gostei no fedora é que os desenvolvedores pensam de uma
modo bem profissional (de forma alguma desmerecendo as outras
distribuições), mas é que eles se atem a desenvolver um sistema Robusto,
sem encher de aplicações que com certeza não serão todas utilizadas,
confundindo principalmente os iniciantes.

Bem claro que o DVD vem bem recheado, mas o LiveCD está otimo.

Inclusive gostaria de deixar outra sugestão, o Kurumin vinha com uma
versão Lite de uns 150MB ou seja, quase nada instalado (como o windows
OEM por exemplo). Acho que seria uma boa opção, principalmente pra quem
quer testar o Linux pela primeira vez, pois muitos não baixam o CD por
causa do tamanho, mas uma distribuição de 150MB seria bem leve pra
baixar, acho que isso alavancaria os downloads.
Uma versão bem lite mesmo, somente com o Gnome ou KDE (prefiro o
gnome :) ) e com os aplicativos essenciais que o sistema exige, como no
windows basico (Calculadora, Editor (notepad),  um editor de imagens
tipo o Paint,  WordPad, Player de filmes etc...)

Assim fica a critério do usuário baixar somente o que precisa, acho que
ficaria uma Distribuição bem rápida.

Bem fica aí umas dicas :)

E é claro, meus parabéns ao Pessoal do Fedora... que continuem assim
ótimos no que estão fazendo. Parabéns...