[Fedora-users-br] Rede Nome de Máquinas -> Usuário simples X Root

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Qua Mar 11 13:04:02 UTC 2009

Pessoal, na minha busca pelas permissões de usuário acabei achando o
outra coisa...

Já postei um tópico sobre Rede esses dias atrás, onde digo que minha
rede não funciona pelos nomes de máquinas... bem os colegas me passaram
algumas dicas como mexer no smb.conf, fiz as mudanças, mas o problema
continua...

Bem nas alterações que fiz para entrar meu usuário Marcelo como Root
acabei conseguindo entrar na rede pelos nomes de máquinas e a Rede fica
muito mais rápida... que coisa heim...

Então cheguei a conclusão de que o problema de acesso a rede pode ser
por questão de privilégios de usuário e não por configurações
propriamente ditas.

Nos meus testes como usuário comum, eu desabilitei o Firewall, que era
uma coisa que já estava impedindo entrar nos grupos de rede
existentes...consigo ver os grupos, mas não conseguia listar as
maquinas, então fui no SELinux Management e desabilitei ele também, mas
sem sucesso.

Ou seja, se eu "entrar / logar" no sistema como usuário comum, só
condigo entrar em máquinas da rede se for por IP, se entrar como Root eu
consigo 'Passear' na rede sem problemas pelo item Rede do Nautilus.

Mas, se eu entrar no Nautilus pelo Terminal,
su -> senha -> sudo nautilus
O ítem de rede nem chega a funcionar...

Muito estranho...

E o problema é que com tudo isso se eu usar meu usuário comum pra
acessar a rede mesmo que por IP fica bem mais lenta do que quando estou
em maquinas windows.

Será que o pessoal do Fedora está a par disso?

Vou passar a arquitetura da minha rede pra caso os embaixadores quiserem
passar pro pessoal do fedora:

Servidor de arquivos: IP: 192.168.0.1 -> Nome Servidor1 (Windows Server
2000 - original)
Servidor URA: IP: 192.168.0.2 -> Nome UraServer (Windows 2000
Professional - original)
Servidor de Internet: IP: 192.168.0.10 -> Nome WebServer (Linux Ubuntu
8.10)
Maquinas da Rede com IPs: 192.168.0.X e seus respectivos nomes (Maquinas
com Windows XP Professional)
Nas maquinas Windows o acesso a rede está normal (por nomes ou IP) e
muito rapidas.

O Servidor de internet possui Servidor Squid3 com Iptables as
configurações de Proxy são transparentes (optei por isso).

Na minha maquina que tem Linux Fedora 10 e Windows XP Professional
quando estou no Windows a rede funciona normal... mas quando entro no
Linux que é o que mais uso, só consigo entrar nas maquinas e servidores
se for por IP, por nome de maquina ele fica pensando e acaba não
entrando.

As configurações da minha máquina no linux são:

IP: 192.168.0.17
Mascara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.10 -> para funcionar a internet, se mudar ele para a
internet.
DNS 1: 200.204.0.10
DNS 2: 200.204.0.138
Os DNSs são da telefonica.

Como eu disse se logar como root fica tudo normal, por isso mais uma vez
me vem a duvida de que pode ser por questões de privilégios de usuário.

Bem fica aí como um relatório para o Pessoal do Fedora e afins.

--
Marcelo Silva