[Fedora-users-br] Tema do CentOS no Fedora

Leonardo Pinto (Gmail) leonardoprc em gmail.com
Ter Mar 24 13:51:51 UTC 2009

O CentOS é uma remasterização do Red Hat Enterprise Linux. Ou seja, uma
comunidade totalmente independente da RH confecciona e recompila os
fontes sem os produtos proprietários, logomarcas e demais
características da RH. Para cada release RHE tem seu correspondente CentOS.

O Fedora serve como knowhow de base para a RH fabricar o Enterprise.
Então a comunidade (leia-se nós) testa e homologa o Fedora para que a RH
venda-o posteriormente em forma do Enterprise Linux.

O Centos 5 é parcialmente e relativamente mais rápido que o Fedora 10,
devido a evolução dos pacotes contidos no F10. Ou seja, o CentOS 5 é
concebido basicamente com parte dos pacotes do Fedora Core 6. Então
esses pacotes contém menos código e exige menos recursos de hardware que
as versões mais novas e repleta de novas características de software,
que por exemplo o Fedora 10. Então uma comparação sensata seria CentOS 5
X Fedora Core 6.

Sds,

--
Leonardo Pinto