[Fedora-users-br] Dovecot vs. MS-Exchange

Alejandro Flores alejandrorflores em gmail.com
Qua Maio 27 13:46:14 UTC 2009

Olá Geilson,

> Gostaria de saber se alguem aqui já usou o Dovecot no lugar do
> Exchange. Preciso saber também se ele faz os mesmos recursos de
> colaboração como pastas públicas, por exemplo. Estou buscando um
> servidor de email que faça integração com o AD e que tenha esses
> mesmos recursos que o Exchange tem.

Cara, o EXCHANGE é muito mais do que um servidor de emails, por isso
não dá pra comparar o exchange com o dovecot. O Dovecot é um simples
servidor IMAP, mais nada.

Para integrar com o AD, você pode utilizar o postfix como MTA e o
Dovecot como seu servidor IMAP/POP, porém, particularmente eu
recomendo o ZIMBRA, que é uma ferramenta de colaboração completa e tem
integração com o AD para autenticação e catalogo global de endereços.
O Zimbra é uma ferramenta WEB, que possui webmail, contatos,
calendário, tarefas, porta-arquivos, wiki, etc... e é tudo via WEB,
dispensando o uso de cliente de e-mail, porém, nada impede o uso, pois
ele também é servidor pop3/imap/smtp, etc... e *TUDO* nele pode ser
compartilhado.
Eu recomendo, eu uso e tenho diversos clientes (olha o merchan, hehe)
utilizando o Zimbra, seja integrado ao AD ou não. Pra variar, possui
versão Free e a versão comercial. Na versão comercial você também tem
suporte a um 'connector' para o outlook que tem função similar ao
exchange.

Da uma olhada no site: http://www.zimbra.com/

--
Abraço!