[Fedora-users-br] (Off-Topic) Linux no Desktop, fala séio, onde está a padronização?

Mr. Adilson Bonan arbonan em gmail.com
Dom Set 6 00:31:59 UTC 2009

Ola lista,
Uso o Linux desde os tempo do saudoso Conectiva Guarani 3.0, onde homens
eram homens de verdade (sem ofença), onde a instalção gráfica ainda era
um sonho e a gente escolhia o modo expert e era preciso conhecer mesmo o
hardware em que se estava instalando o sistema, onde, se brincar a gente
até fala o número da linha no arquivo de configuração xyz.cont que tinha
que mexer.... hehehe

O Desktop não tinha a preocupação de ser "bonito" era apenas para
executar aplicações gráficas como gimp, netscape e coisa e tal....

Mas os tempo mudaram e MUITO para melhor, pois agora o Linux serve para
todos não só para os escovadores de bits...seu desktop em muitos casos é
muito mais bonito que o Windows ou o Mac, sem muito exageros, claro, mas
seus efeitos 3D não tem como não aceitar... BATE MUITO no Windows e MAC,
embora esse pessoal não aceite...hahahahaha

Bom, mas agora meu amigos, uma coisa que eu acho que vcs vaum concordar
comigo...o Desktop do Linux melhorou muito, mas ainda ta longe de ser
eficiente, NÃO TEM PADRÃO, sim, é verdade, temo que também
aceitar...pegue 5 das melhores distribuições de vcs gostem e vejam por
exemplo o Gnome e o KDE, o Desktop será diferente....e isso itimida novos
adeptos...

Recentemente estive ministrando um treinamento no modelo RedHat para um
pessoal que tinha SuSE Linux em suas estações...não teve como evitar
comparações... pelo menos no quesito painel de controle a distribução
SUSE LINUX é a melhor que eu já vi, claro, tinha muitos bugs, mas agora
nas últimas versões está imbatível....

Então a pergunta desses meus alunos e também minha é....
Será que não tem um "movimento" ai no planeta, para padronização do
Desktop do Linux???
Estou com o Fedora 11 numa máquina de teste e fiz todas as atualizações
to instalando um monte de coisas oficial claro, vindas dos repositórios
mesmo, sabe, pra não perder a identidade... mas percebi que ficou tudo
"zoado", ou seja, coisa do KDE também aparecem no Gnome, ou seja, é uma
"misturança" que vcs naum tem idéia... eu particularmente naum gosto
disso.

Pra mim, o Gnome tinha que ter coisas só do Gnome e o KDE coisa só do KDE,
é possível ajustar isso na mão mas da um trabalho danado....

E pra confundir mais ainda, O gnome no SUSE Linux não tem a barra de cima e
a barra que ele usa é praticamente a mesma pro KDE só muda os aplicativos,
tem distribuições em que omenu é o menu circular, um novo pensamento até
que legalzinho... mas fica ruim se vc tiver muitas entradas de menus...

Pessoal, rezumindo... o Desktop do Linux tá a maior zona e pelo jeito vai
piorar pois eu não vi nenhum movimento para padronização disso como foi
feito no Windows e no MAC.

Obrigado pela atenção....
t+

Adilson Bonanovisky