Red Hat adquire a Codenvy, fornecedora de ferramentas de desenvolvimento ágil e nativas de cloud

Com anúncio, companhia adiciona ferramentas e espaços de trabalho conteinerizados baseados no Eclipse Che ao seu portfólio de desenvolvimento de aplicativos

RALEIGH, N.C

A Red Hat, líder mundial no fornecimento de soluções de software open source, anuncia a assinatura de contrato definitivo para aquisição da Codenvy, fornecedora de ferramentas de desenvolvimento nativas de cloud que possibilitam que os desenvolvedores criem, com mais facilidade, aplicativos modernos e baseados em container. Ao adicionar a Codenvy a seu portfólio de ferramentas de desenvolvimento e de plataformas de aplicativos – que inclui Red Hat JBoss Middleware e Red Hat OpenShift –, a companhia segue com seus esforços para oferecer soluções que possibilitem a criação de aplicativos para ambientes de cloud híbrida. A Red Hat planeja que a Codenvy seja parte integral do OpenShift.io, o recém-anunciado ambiente de desenvolvimento para a construção de serviços de cloud híbrida no OpenShift.

Craig Muzillavice-presidente sênior, Application Platforms Business, Red Hat

Os engenheiros de software gastam cada vez mais tempo em questões administrativas e em outras tarefas, como o gerenciamento de ambientes, do que em codificação. Ainda, geralmente os desenvolvedores trabalham em diversos projetos ao mesmo tempo, em diferentes linguagens de programação. À medida que mais organizações de TI optam pela entrega contínua com DevOps e containers para acelerar a oferta de modernos aplicativos nativos de cloud, os desenvolvedores passam a buscar novas ferramentas – como a Codenvy - que permitam a construção de aplicativos complexos com mais rapidez e menos inconsistências entre os ambientes.

Fundada em 2013, a Codenvy é a primeira companhia com oferta baseada em Eclipse Che, reconhecido ambiente de desenvolvimento integrado (IDE, Integrated Development Environment) de cloud open source e servidor que provê espaço de trabalho para o desenvolvedor. A Codenvy combina tempo de execução, projetos e IDE em uma ferramenta nativa de cloud que permite que diversos profissionais colaborem no mesmo ambiente. Os espaços de trabalho universais portáteis da Codenvy e o IDE de cloud superam os desafios de configuração e de compartilhamento gerados por espaços de trabalho de hosts locais, viabilizando contribuições a um projeto sem a necessidade de instalação de software. A solução da Codenvy é executada em containers Linux leves, o que provê a inicialização instantânea e a oferta de escalabilidade elástica para a construção e a execução de milhões de espaços de trabalho. Os ambientes conteinerizados da Codenvy são facilmente acessados por meio de um navegador, sem a criação, a manutenção e o gerenciamento de ambientes de desenvolvimento.

A Codenvy e a Red Hat já vinham trabalhando juntas para ajudar os desenvolvedores a acelerarem o desenvolvimento de aplicativos nativos de cloud. No ano passado, ambas as empresas e a Microsoft anunciaram um esforço colaborativo para oferecer uma maneira comum de integrar linguagens de programação a editores de código e IDEs. O objetivo do protocolo era aumentar a flexibilidade e a produtividade do profissional ao proporcionar uma rica experiência de edição dentro de uma variedade de ferramentas para diferentes linguagens de programação. Em 2016, a Red Hat também se uniu à comunidade Eclipse Che, acrescentando colaboradores e committers focados em melhorar os tempos de execução do espaço de trabalho, oferecendo suporte para orquestração e composição de formatos e, ainda, aprimorando o ciclo de vida de edição, construção e teste das imagens de containers de dentro do IDE. Além disso, a Codenvy já está integrada ao Red Hat OpenShift – premiada plataforma de aplicativos de container – para simplificar o desenvolvimento, a correção de bugs e a implantação de aplicativos.

Com a aquisição, a Red Hat planeja que o Eclipse Che e os aprimoramentos da Codenvy sejam centrais para sua estratégia de ferramentas, ampliando e integrando a tecnologia de gerenciamento de espaço de trabalho entre as ferramentas e plataformas. O OpenShift.io, que inclui o Eclipse Che, oferece as ferramentas de desenvolvimento de aplicativos e os ambientes necessários para ajudar as organizações a se manterem relevantes em um mercado digitalmente transformador. O OpenShift.io foi projetado para permitir que as equipes de desenvolvimento, estejam elas trabalhando no mesmo prédio ou do outro lado do mundo, colaborem de forma mais eficaz e criem soluções conteinerizadas baseadas em microsserviços, implantadas em ambientes de cloud híbrida.

Craig Muzilla, vice-Presidente Sênior para Negócios de Plataformas de Aplicativos da Red Hat comenta: “Graças ao crescente movimento em direção à transformação digital e ao uso de plataformas de tecnologia, incluindo aplicativos, como uma vantagem de negócios estratégica, a função de desenvolvedor é mais importante do que nunca. Contudo, a inovação acelerada por meio de desenvolvimento ágil exige novas abordagens e ferramentas. É com grande satisfação que acrescentamos os espaços de trabalho e as ferramentas de desenvolvimento nativos de cloud da Codenvy ao já amplo portfólio de soluções da Red Hat para a construção de aplicativos modernos e nativos de cloud, a fim de ajudar os desenvolvedores a terem ainda mais sucesso".

Tyler Jewell, fundador e CEO da Codenvy e Líder do Projeto Eclipse Che, completa: "Os espaços de trabalho em cloud facilitam a contribuição com projetos de software. É um conceito simples que promoveu o crescimento do codenvy.io e do Eclipse Che de open source. Nossa abordagem de desenvolvimento baseada em container se alinha ao foco da Red Hat em aprimorar os recursos de segurança, confiabilidade e desempenho de suas ofertas de container. Nossa integração com a companhia abre a oportunidade de ampliarmos nosso alcance entre os desenvolvedores, proporcionando-lhes as ferramentas corretas para a construção de aplicativos conteinerizados de dentro de seus navegadores da web".

A transação está sujeita às condições habituais de fechamento e não deverá causar impacto relevante no direcionamento da Red Hat para o primeiro trimestre fiscal, a ser encerrado em 31 de maio de 2017, ou ano fiscal, a ser encerrado em 28 de fevereiro de 2018.

Red Hat is the world's leading provider of open source software solutions, using a community-powered approach to provide reliable and high-performing cloud, Linux, middleware, storage and virtualization technologies. Red Hat also offers award-winning support, training, and consulting services. As a connective hub in a global network of enterprises, partners, and open source communities, Red Hat helps create relevant, innovative technologies that liberate resources for growth and prepare customers for the future of IT. Learn more at http://www.redhat.com.

Certain statements contained in this press release may constitute "forward-looking statements" within the meaning of the Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Forward-looking statements provide current expectations of future events based on certain assumptions and include any statement that does not directly relate to any historical or current fact. Actual results may differ materially from those indicated by such forward-looking statements as a result of various important factors, including: risks related to the ability of the Company to compete effectively; the ability to deliver and stimulate demand for new products and technological innovations on a timely basis; delays or reductions in information technology spending; the integration of acquisitions and the ability to market successfully acquired technologies and products; fluctuations in exchange rates; the effects of industry consolidation; uncertainty and adverse results in litigation and related settlements; the inability to adequately protect Company intellectual property and the potential for infringement or breach of license claims of or relating to third party intellectual property; risks related to data and information security vulnerabilities; changes in and a dependence on key personnel; the ability to meet financial and operational challenges encountered in our international operations; and ineffective management of, and control over, the Company's growth and international operations, as well as other factors contained in our most recent Annual Report on Form 10-K (copies of which may be accessed through the Securities and Exchange Commission's website at http://www.sec.gov), including those found therein under the captions "Risk Factors" and "Management's Discussion and Analysis of Financial Condition and Results of Operations". In addition to these factors, actual future performance, outcomes, and results may differ materially because of more general factors including (without limitation) general industry and market conditions and growth rates, economic and political conditions, governmental and public policy changes and the impact of natural disasters such as earthquakes and floods. The forward-looking statements included in this press release represent the Company's views as of the date of this press release and these views could change. However, while the Company may elect to update these forward-looking statements at some point in the future, the Company specifically disclaims any obligation to do so. These forward-looking statements should not be relied upon as representing the Company's views as of any date subsequent to the date of this press release.