Red Hat e Oracle ampliam colaboração para trazer o Red Hat Enterprise Linux para a Oracle Cloud Infrastructure

Configurações certificadas dos recursos OCI Compute agora podem ser executadas no Red Hat Enterprise Linux, oferecendo mais escolha ao cliente em ambientes de nuvem distribuídos

SÃO PAULO, BRASIL -

A Red Hat, Inc., líder global no fornecimento de soluções open source, e a Oracle, anunciaram hoje uma aliança de múltiplos estágios para oferecer aos clientes mais opções de sistemas operacionais para serem executados no Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Essa colaboração estratégica começa com o Red Hat Enterprise Linux operando como um sistema operacional compatível na OCI, melhorando a experiência das organizações que dependem da OCI e do Red Hat Enterprise Linux para fomentar a transformação digital e a migração para a nuvem de aplicações de missão-crítica.

Clay Magouyrk

vice-presidente executivo, Oracle Cloud Infrastructure

De acordo com o relatório do Gartner sobre as previsões para os serviços de nuvem pública ‘Forecast: Public Cloud Services, Worldwide, 2020-2026, 4Q22 Update’, “em todo o mundo, os serviços de nuvem pública devem crescer 18,5% em 2023” enquanto “as organizações continuam acelerando a adoção da nuvem, o que está gerando uma taxa de crescimento anual composta em 5 anos de 19,6%.” Esse crescimento indica a necessidade de um suporte amplo à escolha do cliente, tanto em termos de provedor de nuvem quanto de sistema operacional que sustenta os ambientes de nuvem.

Noventa por cento das empresas da Fortune 500 atualmente utilizam soluções da Red Hat e da Oracle. Para muitas dessas empresas, o Red Hat Enterprise Linux serve como base do sistema operacional e a OCI oferece serviços de nuvem de alta performance e de missão-crítica para potencializar suas operações digitalização. Agora, essas organizações podem padronizar suas operações em nuvem com o Red Hat Enterprise Linux rodando na OCI, o que permite aos clientes obtenham uma plataforma em comum que se estende desde seu data center até a nuvem distribuída OCI.

Com essa colaboração estratégica, as configurações certificadas de máquinas virtuais flexíveis OCI agora podem executar o Red Hat Enterprise Linux, e os clientes também podem migrar as cargas de trabalho que já estão em execução no Red Hat Enterprise Linux para o Red Hat Enterprise Linux on OCI com mais confiança. As máquinas virtuais flexíveis OCI podem escalar em incrementos tão pequenos quanto uma única CPU para otimizar o preço por desempenho e minimizar o desperdício de recursos. Os clientes também podem contactar tanto o suporte da Red Hat quanto o da Oracle para ajudar a resolver potenciais problemas, devido a um acordo conjunto de suporte transparente e ampliado.

O Red Hat Enterprise Linux é o alicerce do portfólio de tecnologias de nuvem híbrida da Red Hat, que inclui o Red Hat OpenShift, Red Hat Ansible Automation Platform e outras tecnologias adicionais para dar suporte ao stack moderno nativo em nuvem. Com essa colaboração, os clientes em comum da Red Hat e da Oracle agora podem criar uma base para futuras implantações de computação no Red Hat Enterprise Linux, mantendo o valor dos investimentos de TI existentes.

Disponibilidad

O Red Hat Enterprise Linux agora é certificado nas máquinas virtuais flexíveis da OCI que oferecem de um a 80 núcleos de CPU em melhorias individuais de CPU, e de 1 GB de memória por CPU até um total de 1024 GB, dependendo do processador. O Red Hat Enterprise Linux é suportado, a princípio, nos modelos de máquina virtual OCI mais recentes usando processadores AMD, Intel e Arm.

Mais informações sobre o lançamento do Red Hat Enterprise Linux na OCI, incluindo instruções passo a passo, estão disponíveis aqui. Além disso, já começou o trabalho de planejamento para que o Red Hat Enterprise Linux seja certificado nos servidores bare-metal da OCI, que pode proporcionar um maior isolamento e melhor desempenho em comparação aos ambientes on-premises.

Sobre o Red Hat Enterprise Linux

O Red Hat Enterprise Linux fornece uma base Linux flexível e estável para dar suporte à inovação de nuvem híbrida. Aplicações e cargas de trabalho críticas podem ser construídas, implantadas e gerenciadas com mais rapidez e eficiência, com maior consistência em implantações físicas, virtuais, privadas, de nuvem pública e na edge. A plataforma oferece a possibilidade de construir recursos de segurança e conformidade dentro da infraestrutura no desenvolvimento e um caminho para manter a estabilidade com mais facilidade ao longo do ciclo de vida da produção. As organizações de TI podem operar com maior segurança e confiança usando uma plataforma que capacita a inovação e aumenta a eficiência operacional em suas organizações, independentemente de onde eles escolham executar.

Sobre a Nuvem Distribuída da OCI

A nuvem distribuída da OCI oferece aos clientes os benefícios da nuvem com mais controle sobre a residência, localidade e autoridade dos dados, mesmo em várias nuvens. A nuvem distribuída da OCI apresenta as seguintes funcionalidades:

• Multicloud: os recursos multicloud da OCI, como o Oracle Database Service para Microsoft Azure e o MySQL HeatWave, oferecem aos clientes a opção de escolher o melhor provedor de nuvem para suas aplicações e bancos de dados.
  • Nuvem híbrida: a OCI fornece serviços de nuvem híbrida on-premises por meio do Oracle Exadata Cloud@Customer e gerencia a infraestrutura em mais de 60 países
  • Nuvem pública: hoje, a OCI atua em 41 regiões OCI em 22 países, e há planos para outras 9, incluindo duas regiões de nuvem  soberanas para a UE.
  • Nuvem dedicada: a OCI oferece regiões dedicadas para que os clientes executem todos os serviços de nuvem da Oracle em seus próprios datacenters, e o Oracle Alloy permitirá que os parceiros personalizem os serviços de nuvem e a experiência de seus clientes.

Ashesh Badani, vice-presidente sênior, chefe de produtos, Red Hat

“A escolha do cliente, desde um hardware ao provedor de nuvem, é um compromisso crucial para a Red Hat, independentemente se essas organizações estão executando operações em seus próprios datacenters, em várias nuvens públicas ou longe da borda. Nossa colaboração com a Oracle para fornecer suporte completo ao Red Hat Enterprise Linux na OCI consolida ainda mais esse compromisso de escolha, estendendo as opções de implantação de nuvem para nossos clientes e estabelecendo as bases para disponibilizar soluções adicionais da Red Hat para clientes que estão se transformando digitalmente com a OCI.”

Clay Magouyrk, vice-presidente executivo, Oracle Cloud Infrastructure

“Um número significativo de clientes dependem da Red Hat e da OCI para executar suas operações e exigem, mais do que nunca, opções para escolher a implantações de nuvem distribuída. Começando hoje, os clientes podem implantar o Red Hat Enterprise Linux na OCI e receber suporte completo para essas configurações certificadas tanto da Red Hat quanto da Oracle. Aprofundar nossa colaboração no futuro, nos fará oferecer suporte a produtos e cargas de trabalho adicionais na OCI para que os clientes tenham mais flexibilidade.”

Vinod Shivarama Krishnan, CIO, Indus Towers

“Atualmente, a Indus Towers utiliza a OCI de forma extensiva para apoiar sua plataforma de suporte de decisão e análise, e para desfrutar de uma verdadeira escalabilidade para seus ambientes Oracle de aplicações e bancos de dados. A adição do Red Hat Enterprise Linux on OCI é muito bem-vinda e abre as portas para que a Indus Towers possa migrar ainda mais certos stacks de aplicações e cargas de trabalho importantes para a nuvem sem recompilação, evitando assim custos e riscos de desenvolvimento e de testes. Esse novo recurso permitirá que a Indus Towers traga as vantagens da escalabilidade e confiabilidade da OCI para um maior subconjunto dos stacks de aplicações da empresa.”

David Wood, líder de estratégia global, Accenture Cloud First

“Uma mentalidade híbrida e multicloud está se tornando o novo normal. Com o Red Hat Enterprise Linux disponível no Oracle Cloud Infrastructure, nossos clientes agora podem migrar aplicativos mais recentes para OCI sem alterar o ambiente subjacente, ajudando a acelerar as iniciativas de transformação e, finalmente, obter valor mais rapidamente.”

Robert Churchyard, líder global Oracle, IBM

“A modernização é crítica no mundo híbrido e multicloud de hoje, mas os clientes precisam de escolha e flexibilidade para permitir uma transformação verdadeiramente significativa. A colaboração entre a Red Hat e a Oracle é outro exemplo de oferecer opções aos clientes e ajudá-los a acelerar seus esforços de modernização.”

David Kerr, líder, Red Hat Global Strategic Alliance, Kyndryl

“Estamos muito satisfeitos em ver nossos parceiros de aliança global Oracle e Red Hat oferecerem mais opções aos clientes ao introduzir na OCI o suporte para o Red Hat Enterprise Linux. A Kyndryl e a Red Hat oferecem suporte conjunto a quase 900 clientes em todo o mundo, que enfatizam consistentemente a importância de terem um suporte confiável em seus ambientes de TI. Temos o prazer de oferecer o Red Hat Enterprise Linux na OCI como uma plataforma de entrega na qual projetamos, construímos, gerenciamos e modernizamos os sistemas de TI de missão crítica para os clientes”.

1 Gartner. “Forecast: Public Cloud Services, Worldwide, 2020-2026, 4Q22 Update” 20 de Dezembro, 2022, Colleen Graham, Amarendra ., Arunasree Cheparthi, Shailendra Upadhyay

• SOBRE A RED HAT
  •

A Red Hat é a líder global no fornecimento de soluções empresariais open source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com nosso sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável assessora das empresas da Fortune 500. Como parceira estratégica para fornecedores de cloud, integradores de sistemas, fornecedores de aplicações, clientes e comunidades open source, a Red Hat pode ajudar as organizações a se preparar para o futuro digital.

• Sobre a Oracle
  • A Oracle oferece conjuntos integrados de aplicações, além de infraestrutura segura e autônoma na Oracle Cloud. Para obter mais informações sobre a Oracle (NYSE: ORCL), visite-nos em oracle.com.

• Comunicados prospectivos
  • Exceto pelas informações e debates históricos contidos aqui, as declarações expressas neste release podem se encaixar na definição de “comunicados prospectivos” na Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados de 1995. Comunicados prospectivos são baseados nas atuais suposições da empresa sobre o futuro dos negócios e da performance financeira. Há vários riscos envolvidos nestas declarações, incertezas e outros fatores que poderiam fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes. Qualquer comunicado prospectivo contido neste press release se refere unicamente à data em que foi produzido. À exceção de casos previstos em lei, a empresa se exime da obrigação de atualizar ou revisar quaisquer comunicados prospectivos.

GARTNER é uma marca comercial registrada e marca de serviço da Gartner, Inc. e/ou de suas subsidiárias nos EUA e internacionalmente e é usada aqui com permissão. Todos os direitos reservados.

Red Hat, o logo da Red Hat e Red Hat Enterprise Linux são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Red Hat, Inc. ou de suas subsidiárias nos EUA e em outros países.Linux® é uma marca registrada de Linus Torvalds nos EUA e em outros países.

Oracle, Java e MySQL são marcas registradas da Oracle Corporation.