QUALIDADE, SEGURANÇA E BAIXO CUSTO DO DESKTOP AO SERVIDOR CORPORATIVO

Família de sistema operacional Red Hat Enterprise Linux inclui tecnologia, ferramentas e serviços de suporte que levam os benefícios do open source às aplicações empresariais

Líder mundial de soluções Linux em implementações comerciais, a Red Hat provê a mais abrangente oferta de software, ferramentas e serviços para suportar os processos mais críticos nas organizações. A linha de sistema operacional Red Hat Enterprise Linux tem ainda compatibilidade certificada com os principais fornecedores de hardware e software para ambiente empresarial. Além de superar muitos sistemas proprietários em estabilidade e desempenho, o Red Hat Enterprise Linux apresenta escalabilidade para rodar em diversas arquiteturas, de PCs a mainframes, o que permite às empresas usufruir da liberdade de escolha e da redução de custos do open source e, ao mesmo tempo, preservar seus investimentos e suas estratégias em qualquer plataforma.

Para os data centers de alto volume de processamento, o Red Hat Enteprise Linux AS pode rodar em servidores x86, Itanium, IBM Power e em mainframes zSeries e S/390. Capaz de suportar múltiplas CPUs e de acessar grandes blocos de memória e dados armazenados, o produto proporciona um salto de eficiência para usuários de plataformas de grande porte. Todos os recursos de performance, segurança e alta disponibilidade do hardware são mantidos, a um custo muito inferior ao dos sistemas proprietários. Outra vantagem é que as companhias ganham mais flexibilidade e rapidez para implementar novos aplicativos, uma vez que o Linux é dominado por uma excelente geração de programadores e diversos desenvolvedores independentes se sentem em casa trabalhando com o sistema operacional.

No clássico nicho do Linux, de servidores web ou de redes empresariais, o Red Hat Enterprise Linux ES suporta processadores de alto desempenho (x86, EM64T, AMD64 e Itanium), em máquinas com até duas CPUs. Assim como o AS, esse pacote inclui os bancos de dados PostgreSQL e MySQL, servidores de arquivos, e-mail, web e impressão, kits de desenvolvimento e várias ferramentas de gerenciamento de sistema e de redes. Com a assinatura adicional do Red Hat Cluster Suite, os servidores podem ser agrupados e constituir sistemas de altíssima disponibilidade e tolerância a falhas.

Os usuários de computação de alto desempenho contam com o Red Hat Enterprise Linux WS, que suporta estações com até duas CPUs de alta capacidade, inclusive Itanium.

Para computadores de uso geral, o Red Hat Desktop oferece facilidade de interface e todos os recursos aos quais o usuário médio está familiarizado. Além da interface gráfica (Gnome ou KDE), o pacote vem com o OpenOffice (processador de texto, software de apresentação e planilha), aplicações multimídia, suporte plug and play, recursos de mobilidade e plena interoperabilidade com usuários e aplicativos Windows. Com o Red Hat Desktop, as empresas podem reduzir enormemente os custos diretos com licenças de software, ganhar mais segurança e estabilidade nas pontas e ainda ter ganhos de produtividade das pessoas.

O núcleo do Red Hat Enterprise Linux é atualizado a cada 18 meses e cada versão tem garantia de 7 anos de suporte. A Red Hat comercializa assinaturas anuais de serviços de manutenção e suporte, e oferece ainda consultoria e treinamento. A empresa conta com uma rede internacional de parceiros altamente qualificados e cada assinatura dá acesso à Red Hat Network (RHN), uma infra-estrutura de gerenciamento, suporte e atualização.

A Red Hat provê ainda outras soluções de infra-estrutura, no mesmo modelo de assinatura de serviços, que complementam o sistema operacional em ambientes empresariais. A Red Hat Cluster Suite em conjunto com o Global File System (GFS) permite que a empresa expanda a capacidade e disponibilidade de suas plataformas de servidor, com consistência e controle no gerenciamento dos dados. A combinação permite que múltiplos servidores acessem simultaneamente as mesmas unidades de armazenamento e bases de dados. Outros opcionais incluem a Red Hat Development Suite e o Red Hat Application Server (um broker de aplicações Java).

A linha Red Hat Enterprise Linux tem compatibilidade certificada com produtos da BEA, IBM, Oracle, Veritas, Bull, Dell, Fujitsu, Hitachi, HP e outros grandes fornecedores.

Sobre a Red Hat, Inc.
A Red Hat, líder mundial em software open source e Linux, tem sede em Raleigh (Carolina do Norte, EUA), e possui escritórios espalhados por todo o mundo. É o nome de maior credibilidade no mundo open source. CIOs e outros altos executivos de TI incluíram a Red Hat entre os mais valorizados fornecedores no ranking Vendor Value, da revista CIO Insight Magazine, por dois anos consecutivos.

A Red Hat é líder em soluções open source para diversos tipos de empresa, provendo acesso à tecnologia de alta qualidade e baixo custo. A Red Hat oferece o sistema operacional junto a ferramentas de middleware, gerenciamento e aplicações.

A empresa também fornece suporte, treinamento e consultoria para seus clientes globais e por meio de parceiros de primeira linha. A estratégia de open source da Red Hat proporciona aos clientes uma base de longo prazo para planejar uma infra-estrutura suportada por tecnologias abertas, com foco em segurança e facilidade de gerenciamento.

Informações para a imprensa com Pedro Cadina, Suzana Andrade e Edna Batista
Via News Comunicação Tel. 55 (11) 3865-9990 www.vianews.com.br