RED HAT ATINGE A MARCA DE 3000 APLICAÇÕES CERTIFICADAS NA PLATAFORMA RED HAT ENTERPRISE LINUX

Número de aplicações certificadas tem crescido rápido. No final de 2002 eram 100; em 2004, 1000; e em 2006, 2000

A Red Hat (NYSE: RHT), líder mundial em soluções open source, acaba de atingir a marca de 3000 aplicações certificadas na plataforma Red Hat Enterprise Linux, distribuídas entre 20 categorias, dentro de mais de 30 segmentos de mercado. O aumento das aplicações certificadas tem sido rápido. No final de 2002 eram 100; em 2004, 1000; e em 2006, 2000.

Um fator determinante para o sucesso da família de soluções Red Hat Enterprise Linux é o aumento do portfólio de aplicações ISVs certificadas - o programa de parceiros ISVs da Red Hat tem sido fundamental para esse crescimento. “Encorajamos a combinação de open source com tecnologias tradicionais para fortalecer a computação corporativa e assim fornecer soluções com mais alternativas aos clientes”, diz Alan Sanchez, diretor de canais da Red Hat para América Latina, ressaltando que a incrível marca de 3000 aplicações certificadas é uma excelente oportunidade para a companhia constatar o progresso atingido.

As aplicações que rodam no Red Hat Enterprise Linux são notadamente críticas. Enquanto os clientes querem mais possibilidades de escolha, os ISVs buscam tornar seus produtos disponíveis às plataformas mais conhecidas. Esses dois fatores culminam num poderoso ciclo de feedback positivo sobre a plataforma Red Hat Enterprise Linux.

Outro fator para o sucesso das aplicações certificadas é a estabilidade do API/ABI (programa de aplicativos/interface binária), um importante elemento em todos os lançamentos do Red Hat Enterprise Linux. A Red Hat, ao manter as interfaces sólidas durante a vida útil de cada lançamento, elimina dos ISVs a necessidade de novas certificações para seus produtos, e dos clientes a instalação de atualizações para mantê-los funcionando. “Isso é particularmente importante no mundo open source que está em constante mudança”, avalia Alejandro Chocolat, country manager da Red Hat Brasil.

Todos os produtos da família Red Hat Enterprise Linux compartilham o mesmo kernel (núcleo), a mesma cadeia de ferramentas de desenvolvimento e as mesmas bibliotecas. Os parceiros ISVs da Red Hat precisam somente certificar seus software uma única vez para rodar em qualquer arquitetura. Isso significa que os produtos certificados no Red Hat Enterprise Linux para x86, funcionam no Red Hat Enterprise Linux Advanced Platform para Intel x86, simplificando a vida dos ISVs e dos clientes, além de aumentar a longevidade e abrangência dos aplicativos.

Para consultar as aplicações certificadas na plataforma Red Hat Enterprise Linux e conhecer o programa de parcerias ISV, consulte https://www.redhat.com/apps/isv_catalog/.

Sobre a Red Hat, Inc.
A Red Hat, líder mundial em software open source, tem sede em Raleigh (Carolina do Norte, EUA) e possui mais de 50 escritórios espalhados por todo o mundo, incluindo Brasil, Argentina e México. CIOs elegeram a Red Hat o fornecedor de software corporativo mais valorizado por três anos consecutivos no estudo Vendor Value, da revista CIO Insight Magazine. A Red Hat oferece tecnologia de alta qualidade e baixo custo através de sua plataforma de sistema operacional, Red Hat Enterprise Linux, junto a aplicações, soluções de gerenciamento e Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), incluindo o JBoss Enterprise Middleware Suite. A Red Hat também provê serviços de suporte, treinamento e consultoria diretamente e por meio de Business Partners.

Red Hat Brasil - www.br.redhat.com

Informações para a Imprensa com Pedro Cadina e Edna Batista