RED HAT ATUA EM PROJETOS DE TI VERDE VISANDO A REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA

Companhia participa do Less Watts, projeto patrocinado pela Intel; e apóia a tecnologia de gerenciamento de energia PorwerNow!, da AMD, entre outros

A Red Hat (NYSE: RHT), líder mundial em soluções open source, anuncia que está atuando em vários projetos voltados à economia de energia, com muito deles já fornecendo benefícios aos clientes. Um dos projetos é o www.lesswatts.org, que envolve desenvolvedores, usuários e administradores de sistema e visa a criação de uma comunidade que economize energia por meio do Linux. Patrocinado pela Intel, um dos programas do Less Watts é o PowerTOP, ferramenta de Linux que ajuda a identificar soluções que consomem muita energia quando o sistema está em stand-by. Isso permite medir a energia dos aplicativos de forma individual, otimizando os de baixo consumo.

Outra área em que a Red Hat atua no desenvolvimento é a de suporte a escala de freqüência do relógio da CPU. A escala permite modificar a velocidade de operação do CPU. Os clientes já sentem o resultado desse trabalho no Red Hat Enterprise Linux 5.2, no qual foi adicionado o suporte para o Dynamic Aceleration Technology, da Intel, que economiza energia enquanto o computador está em modo de espera e também oferece ganho de desempenho do overclock dentro de níveis térmicos de segurança.

A Red Hat trabalha próxima à AMD apoiando a tecnologia de gerenciamento de energia PorwerNow!. Todos os produtos Red Hat Enterprise Linux possuem a tecnologia de virtualização, que fornece muitos benefícios de energia ao consolidar o gerenciamento de recursos. A empresa também tem trabalhado fortemente com paravirtualização de drivers para Windows guests – o que melhora o desempenho do guest, eliminando a alta sobrecarga já existente. Os drivers de paravirtualização para a virtualização completa dos guests do Red Hat Enterprise Linux foram lançados em maio.

Os esforços da companhia em cloud computing também transformam os ambientes de datacenter mais amigáveis. As organizações não precisam hospedar suas próprias máquinas quando necessitarem de espaço extra, excluindo a necessidade de energia extra e materiais que causem desperdícios. Além disso, o Red Hat Enterprise Linux e o Fedora requerem menos hardware, tornando possível a utilização do hardware já existente e mantendo a mesma funcionalidade.

A Red Hat tem feito contínuos esforços em prol da TI verde, como o permanente exame das features de gerenciamento de energia que podem ser implementadas no Red Hat Enterprise Linux.

Sobre a Red Hat
A Red Hat, líder mundial em software open source, tem sede em Raleigh (Carolina do Norte, EUA) e possui mais de 50 escritórios espalhados por todo o mundo, incluindo Brasil, Argentina e México. CIOs elegeram a Red Hat o fornecedor de software corporativo mais valorizado por quatro anos consecutivos no estudo Vendor Value, da revista CIO Insight Magazine. A Red Hat oferece tecnologia acessível e de alta qualidade através de sua plataforma de sistema operacional, Red Hat Enterprise Linux, junto a aplicações, soluções de gerenciamento e Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), incluindo o JBoss Enterprise Middleware Suite. A Red Hat também provê serviços de suporte, treinamento e consultoria diretamente e por meio de Business Partners.

Site
Red Hat Brasil - www.br.redhat.com

Informações para a Imprensa:
Adriana Athayde, Edna Batista e Lucas Barbosa
(11) 3865-9990 Via News Comunicação